Notificações de chikungunya chegam a 23 no ano em Mato Grosso do Sul
Nesta semana foram 3 notificações de Campo Grande
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta semana foram 3 notificações de Campo Grande
As notificações de possíveis casos de infectados pela febre chikungunya chegaram a 23 em Mato Grosso do Sul no ano. A informação foi revelada nesta quarta-feira (11), em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.
De quarta-feira passada (4) para esta, foram registradas mais três notificações na Capital, chegando a 14 em 2015, e uma em Brasilândia e outra em Costa Rica. Além delas, figuram na lista Angélica, Corumbá, Dourados, Maracaju, Porto Murtinho, Rio Verde e São Gabriel do Oeste, cada município com um caso.
Os 23 casos aguardam resultado de exames para a confirmação da doença. Nenhum foi descartado até o momento.
No ano passado foram 70 notificações, com apenas um caso confirmado, na Capital. 12 já foram descartados e 57 (dentre eles 34 de Campo Grande) ainda aguardam resultados de exames.
Sintomas
Febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de inicio agudo, acompanhada ou não de edemas (inchaço), não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado.
Recomendações
Manter repouso; tomar muito líquido: água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas; manter amamentação; evitar a exposição à mosquitos; e procurar uma unidade de saúde.
Como prevenir?
Descarte todos os objetos não utilizados que estiverem expostos às chuvas e podem acumular água: pneus, latas, garrafas, baldes, etc;tampe os tonéis e depósitos de água e troque diariamente a água dos bebedouros dos animais; coloque terra ou areia nos vasinhos de plantas, ou lugares que acumulem água;coloque o lixo em sacos plásticos, e mantenha a lixeira completamente tampada; tampe bem os recipientes que utiliza para acondicionar água: garrafões, jarras, taques, etc;troque a água das plantas a cada três dias; e evite deslocamento para áreas onde há transmissão instalada do vírus.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.