Homem colocado como autor de discriminação a corumbaenses está sendo ameaçado

Mesmo depois de a Prefeitura de Curitiba ter admitido o erro, as ameaças são diárias 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mesmo depois de a Prefeitura de Curitiba ter admitido o erro, as ameaças são diárias 

O homem que aparece em uma postagem do site da Prefeitura de Curitiba, na qual, supostamente, estaria desmerecendo a população corumbaense e enaltecendo os curitibanos, está recebendo ameaças por parte de alguns sul-mato-grossenses. De acordo com Rodrigo Monpean, nunca houve comparação entre a educação da população das duas cidades. Ele conta que, apenas, citou, de forma isolada, uma cena hipotética que poderia acontecer nos dias modernos, sem ter a intenção de contrapor as cidades.

O caso veio à tona depois que a Prefeitura de Curitiba compartilhou uma postagem da página Humans of Curitiba, que dava a entender que os moradores de Corumbá eram mal-educados. Na postagem aparece uma citação de Rodrigo afirmando que, certa vez em Corumbá, uma velhinha caiu no chão e uns moleques que estavam passando roubaram a bolsa da idosa e saíram correndo.

Já em Curitiba, em uma cena parecida presenciada por ele, uma idosa, depois de cair, teria recebido a ajuda de quatro jovens que estavam próximos dela. Ademais, o fato teria chamado a atenção por conta da educação e prestatividade dos curitibanos.

“Colocaram palavras na minha boca. O que eu disse foi que, nos dias atuais, se uma senhora cair, é possível que as pessoas filmem para, depois, postar na internet. Nunca vi nada disso em Corumbá”, explica Rodrigo.

Nascido em Londrina e morador de Corumbá há mais de 20 anos, Rodrigo relata que tudo aconteceu quando foi visitar parentes na Capital paranaense. “O repórter me abordou e disse, apenas, que a matéria seria para eu mostrar as qualidades de Curitiba. Antes disso ele me perguntou onde eu morava. Com essas informações em mãos ele fez a comparação por conta própria”, ressalta.

Ameaças

De acordo com Monpean, as ameaças estão vindo de pessoas desconhecidas. “Todos os dias recebo mensagens, via Facebook, de pessoas que nunca vi. Já contratei um advogado que está tomando medidas para me proteger”, diz.

Entre as ameaças recebidas, estão: “Se Corumbá não está bom, vá embora daqui!; fica falando mal da cidade dos outros”. Além de contratar um defensor,
Rodrigo fez um BO (Boletim de Ocorrência) na polícia.

Justificativa

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a página do projeto Humans of Curitiba a fim de saber o motivo da postagem. O moderador da página, Gustavo Jordaky, confirmou que nunca houve comparação por parte deles.

Segundo a Humans of Curitiba, a confrontação somente surgiu depois que a Prefeitura de Curitiba compartilhou a postagem, ganhando, assim, um peso político e uma repercussão muito grande.

Quanto às ameaças que Rodrigo vem sofrendo, a direção do projeto, explica que não teve a intenção de ferir ou de prejudicar ninguém, pois se trata de um projeto de cunho social. A página termina afirmando que acha um absurdo as ameaças sofridas pelo entrevistado e o aconselha a procurar a polícia.

Prefeitura de Curitiba

Por fim, depois da repercussão causada pela postagem, a Prefeitura de Curitiba apagou a colocação, se desculpou publicamente e admitiu o erro.

“Hoje, uma comparação entre Curitiba e Corumbá feriu as duas cidades. Nosso objetivo é ressaltar o amor dos curitibanos por Curitiba e, da mesma forma, devemos sempre dar destaque ao amor dos demais brasileiros por suas respectivas cidades. Por entender essa missão, apagamos o post, admitimos o erro e deixamos nosso sincero pedido de desculpas”.

Conteúdos relacionados