Governo quer conferências via satélite para capacitar professores

O governo estadual estuda a execução de um projeto que prevê a abertura de um canal no sistema de telecomunicações das emissoras de Mato Grosso do Sul para implantação de um projeto de formação continuada e ensino à distância para professores dos 79 municípios do Estado.

O projeto está sendo tratado pela SED (Secretaria de Estado de Educação) com a direção da TV Educativa. A intenção da gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB) é ampliar políticas públicas de formação, qualificação e valorização de professores, como aponta a secretária de educação, Maria Cecília Amendôla da Motta.

Para ela, os investimentos feitos pelo antecessor de Reinaldo foram consideráveis, mas não refletiram em efetivo aprendizado. A equipe tucana tem usado os números do Estado do Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) para embasar sua crítica.

“A formação continuada permite ao professor se atualizar e adquirir mais conhecimentos específicos da profissão e essa capacitação, cada vez mais necessária pela evolução e exigência da sociedade, acaba refletindo no aprendizado, não há dúvida”, afirmou o diretor-presidente da TVE, Bosco Martins (PSD).

Segundo o social-democrata, os servidores estaduais de ambas as pastas já se reuniram duas vezes para discutirem a utilização dos recursos tecnológicos das emissoras do governo para o projeto de Formação Continuada. A gestão tucana quer transmitir, via satélite, conferências de capacitação para o magistério.