Pular para o conteúdo
Geral

Empreendedorismo: diretor do Jornal Midiamax concede entrevista a universitários

Carlos Eduardo Naegele participou de bate-papo com acadêmicos de jornalismo da UCDB
Arquivo -
Compartilhar

Carlos Eduardo Naegele participou de bate-papo com acadêmicos de jornalismo da UCDB

Com o objetivo de aproximar estudantes das pessoas bem sucedidas, o programa ‘Deu Certo’ (exibido pela TV-UCDB, canal 14), que sabatina empreendedores sul-mato-grossenses para contar suas trajetórias no ramo dos negócios, recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o sócio-diretor do Jornal Midiamax, Carlos Eduardo Naegele.

Durante a entrevista, Naegele contou como se tornou um ; por qual motivo escolheu o jornalismo para empreender; quais barreiras enfrentou no início – e enfrenta atualmente – e como um empresário deve agir para não ficar ultrapassado.

A mestre em Gestão e Empreendedorismo na Comunicação, Cristina Ramos, que também é diretora do programa, destaca a importância, para os acadêmicos de jornalismo e publicidade, desses encontros. “É uma aula para eles, que se identificam e se espelham nos donos dos veículos de comunicação. Como o Carlos é um ícone no jornalismo on-line, e agora no impresso, não poderia faltar no nosso programa”, ressalta.

Confira as principais perguntas feitas pelos universitários:

Aluno: “Sr. Carlos, por que escolheu o jornalismo para empreender?”

Naegele: “Sou formado em Administração Financeira, mas desde jovem tinha interesse por peças publicitárias e lia vários jornais por dia. Em 1997, após o nascimento da minha filha, mudei para , embora minhas atividades fossem em . Notei que em Campo Grande não havia painel eletrônico. Sabendo que este canal de comunicação já ganhava espaço nas grandes metrópoles, inclusive com divulgação de notícias, como  UOL, a Folha e o Estadão praticavam em São Paulo.

Assim, inaugurei um painel em Campo Grande em 1999. E logo fui procurado por um jornal local para divulgar as suas notícias. A experiência me levou a cogitar a abertura de um jornal tradicional, mas na época em razão das possibilidades que se abriam na internet decidi pela versão web. De lá para cá, os hábitos de busca pela informação e o formato de produção de notícias se modificaram intensamente, e  o web jornalismo adquiriu o mesmo status dos demais canais. Há dois anos, vislumbrei a oportunidade de estender nosso conteúdo, em jornal impresso, às classes D e E, cujo acesso à informação é baixo.  Esse modelo, no formato tabloide,  já era realidade em outros países e grandes cidades brasileiras. Assim surgiu o Midiamaxdiário..

Aluno: o Midiamax é um dos maiores jornais do Estado, quais barreiras você encontrou para chegar a isso?

Naegele: a primeira grande barreira decorria do fato de que em 2002, ano de fundação do Midiamax on line, a sociedade não tinha o hábito de ler notícas via internet. A segunda barreira inicial, consequência da primeira, era a comercialização de espaços publicitários, pois a audiência era baixa. Com o cresciimento da audiência os jornais on-line, que apresentavam uma notícia narrativa, apenas informando o fato, tiveram que buscar um jornalismo mais apurado. Hoje nós questionamos o motivo pelo qual um fato surge, como isso interfere na vida das pessoas e muito mais. Outra barreira que enfrentamos decorreu da linha editorial do jornal em exercer um jornalismo crítico, e isso repercute principalmente em ilnstituições públicas. Em razão desse perfil, acabamos sofrendo ações judiciais e, até mesmo, ataques de rackers que algumas vezes acabaram tirando o site do ar. Nenhumas dessas tentativas, entretanto, me desencorajou, pelo contrário.

Aluno: qual dica você dá para os futuros empreendedores?

Naegele: os jovens empreendedores devem acreditar em si, nas suas ideias, serem persistentes e não temer obstáculos. No jornalismo, com o advento da tecnologia e tantas ferramentas para exibição de textos e opiniões, as oportunidades são infinitas. Mas é preciso que os profissionais tenham a consciência de que devem ser muito exigentes em sua preparação. As empresas buscam o profissional diferenciado. 

Impacto nos alunos

Os alunos que elaboraram as perguntas ficaram satisfeitos com os ensinamentos passados pelo diretor do Midiamax. De acordo com Klesso Marin, de 17 anos, foi um aprendizado. “Foram ótimas dicas. Me chamou a atenção nele a vontade de descobrir novos meios e oportunidades que o mercado oferece, estar sempre atento”, diz.

Mariane Chianezi, de 19 anos, destaca os conselhos em acreditar na carreira jornalística, muitas vezes desacreditada. Já Karla Zanúncio, de 18 anos, afirma que ficou motivada ao saber dos problemas enfrentados e superados pelo empresário. “Ele se destacou, superou e venceu”, termina.

Por outro lado, Carlos afirma que os estudantes também proporcionam aprendizado. “Embora seja um interesse deles em saber minha opinião e aprender, a juventude traz muito aprendizado. Um dos objetivos deste contato é renovar com novas ideias trazidas por ambos os lados”, frisa.

Onde assistir

Segundo a professora Cristina, o programa passará por um processo de edição e deve ser transmitido pelo Canal 14 (Net) a partir de julho. Quem se interessar pelas edições passadas pode acessar o Youtube  e digitar: programa deu certo UCDB.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados