Carlos Eduardo Naegele participou de bate-papo com acadêmicos de jornalismo da UCDB

Com o objetivo de aproximar estudantes das pessoas bem sucedidas, o programa ‘Deu Certo’ (exibido pela TV-UCDB, canal 14), que sabatina empreendedores sul-mato-grossenses para contar suas trajetórias no ramo dos negócios, recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o sócio-diretor do Jornal Midiamax, Carlos Eduardo Naegele.

Durante a entrevista, Naegele contou como se tornou um empreendedor; por qual motivo escolheu o jornalismo para empreender; quais barreiras enfrentou no início – e enfrenta atualmente – e como um empresário deve agir para não ficar ultrapassado.

A mestre em Gestão e Empreendedorismo na Comunicação, Cristina Ramos, que também é diretora do programa, destaca a importância, para os acadêmicos de jornalismo e publicidade, desses encontros. “É uma aula para eles, que se identificam e se espelham nos donos dos veículos de comunicação. Como o Carlos é um ícone no jornalismo on-line, e agora no impresso, não poderia faltar no nosso programa”, ressalta.

Confira as principais perguntas feitas pelos universitários:

Aluno: “Sr. Carlos, por que escolheu o jornalismo para empreender?”

Naegele: “Sou formado em Administração Financeira, mas desde jovem tinha interesse por peças publicitárias e lia vários jornais por dia. Em 1997, após o nascimento da minha filha, mudei para Campo Grande, embora minhas atividades fossem em São Paulo. Notei que em Campo Grande não havia painel eletrônico. Sabendo que este canal de comunicação já ganhava espaço nas grandes metrópoles, inclusive com divulgação de notícias, como  UOL, a Folha e o Estadão praticavam em São Paulo.

Assim, inaugurei um painel em Campo Grande em 1999. E logo fui procurado por um jornal local para divulgar as suas notícias. A experiência me levou a cogitar a abertura de um jornal tradicional, mas na época em razão das possibilidades que se abriam na internet decidi pela versão web. De lá para cá, os hábitos de busca pela informação e o formato de produção de notícias se modificaram intensamente, e  o web jornalismo adquiriu o mesmo status dos demais canais. Há dois anos, vislumbrei a oportunidade de estender nosso conteúdo, em jornal impresso, às classes D e E, cujo acesso à informação é baixo.  Esse modelo, no formato tabloide,  já era realidade em outros países e grandes cidades brasileiras. Assim surgiu o Midiamaxdiário..

Aluno: o Midiamax é um dos maiores jornais do Estado, quais barreiras você encontrou para chegar a isso?

Naegele: a primeira grande barreira decorria do fato de que em 2002, ano de fundação do Midiamax on line, a sociedade não tinha o hábito de ler notícas via internet. A segunda barreira inicial, consequência da primeira, era a comercialização de espaços publicitários, pois a audiência era baixa. Com o cresciimento da audiência os jornais on-line, que apresentavam uma notícia narrativa, apenas informando o fato, tiveram que buscar um jornalismo mais apurado. Hoje nós questionamos o motivo pelo qual um fato surge, como isso interfere na vida das pessoas e muito mais. Outra barreira que enfrentamos decorreu da linha editorial do jornal em exercer um jornalismo crítico, e isso repercute principalmente em ilnstituições públicas. Em razão desse perfil, acabamos sofrendo ações judiciais e, até mesmo, ataques de rackers que algumas vezes acabaram tirando o site do ar. Nenhumas dessas tentativas, entretanto, me desencorajou, pelo contrário.

Aluno: qual dica você dá para os futuros empreendedores?

Naegele: os jovens empreendedores devem acreditar em si, nas suas ideias, serem persistentes e não temer obstáculos. No jornalismo, com o advento da tecnologia e tantas ferramentas para exibição de textos e opiniões, as oportunidades são infinitas. Mas é preciso que os profissionais tenham a consciência de que devem ser muito exigentes em sua preparação. As empresas buscam o profissional diferenciado. 

Impacto nos alunos

Os alunos que elaboraram as perguntas ficaram satisfeitos com os ensinamentos passados pelo diretor do Midiamax. De acordo com Klesso Marin, de 17 anos, foi um aprendizado. “Foram ótimas dicas. Me chamou a atenção nele a vontade de descobrir novos meios e oportunidades que o mercado oferece, estar sempre atento”, diz.

Mariane Chianezi, de 19 anos, destaca os conselhos em acreditar na carreira jornalística, muitas vezes desacreditada. Já Karla Zanúncio, de 18 anos, afirma que ficou motivada ao saber dos problemas enfrentados e superados pelo empresário. “Ele se destacou, superou e venceu”, termina.

Por outro lado, Carlos afirma que os estudantes também proporcionam aprendizado. “Embora seja um interesse deles em saber minha opinião e aprender, a juventude traz muito aprendizado. Um dos objetivos deste contato é renovar com novas ideias trazidas por ambos os lados”, frisa.

Onde assistir

Segundo a professora Cristina, o programa passará por um processo de edição e deve ser transmitido pelo Canal 14 (Net) a partir de julho. Quem se interessar pelas edições passadas pode acessar o Youtube  e digitar: programa deu certo UCDB.