Tomate volta a ser vilão com alta de 10,5% do preço em maio
Apesar de os preços de alimentos terem desacelerado em maio, dando fôlego à inflação, um velho vilão dos supermercados apresentou forte aumento no mês passado. Enquanto o grupo desacelerou, passando de 1,19% em abril para 0,58% em maio, o tomate apresentou alta de 10,52% no mês passado. Em abril, o item tinha registrado variação negativa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar de os preços de alimentos terem desacelerado em maio, dando fôlego à inflação, um velho vilão dos supermercados apresentou forte aumento no mês passado. Enquanto o grupo desacelerou, passando de 1,19% em abril para 0,58% em maio, o tomate apresentou alta de 10,52% no mês passado. Em abril, o item tinha registrado variação negativa de 1,94%.
Entre os alimentos que apresentaram variação negativa em maio estão farinha de mandioca (12,09%), batata-inglesa (9,13%) hortaliças (3,81%), frutas (2,20%), açúcar refinado (1,97%) e pescados (0,38%).
A categoria alimentação e bebidas desacelerou para 0,58% em maio, depois de registrar alta de 1,19% em abril, de acordo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Entre os itens que apresentaram maiores altas no mês, após o tomate, estão feijão-preto (3,79%), carne seca de sol (3,64%) e fubá de milho (3,06%).
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do País, desacelerou para 0,46% em maio, impactado pelo arrefecimento dos preços de alimentos e transportes. No acumulado em 12 meses, o indicador atingiu 6,37%.
Transportes
No grupo dos transportes, que passou de 0,32% em abril para -0,45% em maio – única categoria do IPCA a registrar variação negativa – destaca-se a queda nas tarifas aéreas (21,11%). Também houve redução nos combustíveis (0,67%), seguro voluntário (0,48%), tarifas de ônibus interestaduais (0,25%) e automóveis usados (0,24%).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Confira as entidades e pastas beneficiadas com emendas impositivas dos vereadores em Campo Grande
Com as emendas impositivas, os vereadores podem contemplar instituições, serviços ou obras com o valor dos recursos
Suspeito de agiotagem é preso com armas e munições no centro de Campo Grande
As armas estavam escondidas, dentro do guarda-roupas, na casa do suspeito. Uma delas estava com registro de furto
Gustavo Mioto culpa Ana Castela e expõe motivo do término; saiba detalhes
Sincerão, Gustavo Mioto deu a entender que o término do relacionamento aconteceu por culpa de Ana Castela; entenda a situação
Semáforos da Afonso Pena e Joaquim Murtinho estão fora de funcionamento
Uma equipe da Energisa está na Joaquim Murtinho
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.