Os temporais em Mato Grosso do Sul estão previstos para até o próximo dia 07 de janeiro. Para isso, confira abaixo as dicas da Defesa Civil.

No caso de previsão de vendavais, ventos que variam entre 88,0 a 102,0Km/h, revise antes a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado. Desligue os aparelhos elétricos e o gás. Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair.

Em caso de chuva forte, o órgão alerta para que não deixe crianças trancadas em casa sozinhas. Mantenha sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido da sua casa.

Avise aos seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento. Avise, também, imediatamente ao Corpo de Bombeiros pelo 193 e à Defesa Civil pelo (67) 3318-1104. Convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas.

De acordo com a Defesa Civil, há perigos de choque elétrico e curto-circuito em equipamentos que foram molhados na inundação, por isso não os use. Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Não se arrisque sem necessidade. Em tempestades com raios, evite lugares com pouca proteção ou ficar próximo a árvores e linhas de energia. No Brasil, estima-se que aproximadamente 100 pessoas morrem por ano atingidas pelos raios.

Ainda segundo o órgão, evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica, morros e topo de prédios. Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos.

Se estiver dentro de casa não use telefone nem fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas. Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.