Pular para o conteúdo
Geral

Técnicos da Anvisa continuam reunidos para investigação das mortes na quimioterapia

Técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) continuam em reunião, em Campo Grande (MS), para tratar das três mortes ocorridas após sessões de quimioterapia na Santa Casa. De acordo com assessoria da instituição, diferente dos dois primeiros dias desde a chegada da equipe, os técnicos não estão reunidos na Santa Casa, nesta quarta-feira (23). […]
Arquivo -

Técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) continuam em reunião, em (MS), para tratar das três mortes ocorridas após sessões de quimioterapia na Santa Casa.

De acordo com assessoria da instituição, diferente dos dois primeiros dias desde a chegada da equipe, os técnicos não estão reunidos na Santa Casa, nesta quarta-feira (23). O hospital não soube informar onde a equipe se encontra.

Além da comissão montada pela instituição, composta pela direção do hospital, secretaria municipal e estadual de saúde e Anvisa, a Polícia Civil investiga as mortes.

Além disso, o presidente da Aven (Associação das Vítimas de Erros Médicos), Valdemar Morais de Souza, protocolou, na terça-feira (22), documento no MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) solicitando investigação e interdição na oncologia da Santa Casa.

Outra investigação deve ser feita pelo MPE/MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), que deve apurar o contrato com o Centro de Oncologia e Hematologia, terceirizada que presta serviços de quimioterapia na Santa Casa. A promotora Paula Volpe enviou ofício para o hospital, solicitando informações e contratos.

Investigação

A Santa Casa criou uma comissão na última sexta-feira (18) para investigar as mortes de três mulheres. As pacientes Maria Glória Guimarães, 61 anos, Carmem Insfran Bernard, 42 anos, e Norotilde Araújo Greco, de 72, foram submetidas a sessões de quimioterapia à base de Leucovorin – ácido folínico – e ácido solínico entre 24 e 28 de junho.

Após alguns dias, as três, em dias alternados, voltaram ao hospital com reações anormais ou exageradas aos medicamentos, segundo informou a direção da Santa Casa. Os quadros pioraram até a morte das três. Uma quarta paciente também teve os mesmos sintomas, mas passa bem.

Em coletiva de imprensa, concedida na terça-feira, a presidente da Comissão de Óbitos, Priscilla Alexandrino, declarou ser improvável que as mortes tenham ocorrido pelo medicamento utilizado nas sessões.

Os técnicos da Anvisa permanecem na Santa Casa até sexta-feira (25). Eles têm ouvido também familiares das vítimas. Serão analisados ainda protocolos dos últimos três anos, para checar os procedimentos e tentar descobrir as causas das três mortes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia