Pular para o conteúdo
Geral

Semadur promove palestras orientativas sobre o manejo de animais peçonhentos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), por meio do Centro de Educação Ambiental Anhandui – Parque Anhandui, promoveu neste mês palestras com o objetivo de orientar e esclarecer quanto aos cuidados necessários para o manejo correto de animais peçonhentos que podem ser encontrados nos parques e áreas verdes da Capital. Participaram […]
Arquivo -

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), por meio do Centro de Educação Ambiental Anhandui – Parque Anhandui, promoveu neste mês palestras com o objetivo de orientar e esclarecer quanto aos cuidados necessários para o manejo correto de animais peçonhentos que podem ser encontrados nos parques e áreas verdes da Capital.

Participaram das palestras guardas municipais que atuam nos parques municipais, agentes da Defesa Civil Municipal, brigadistas da Brigada de Combate a Incêndio Florestal e técnicos da Semadur. A iniciativa em promover as palestras partiu dos técnicos da Semadur que atuam no CEA Anhandui, devido à ocorrência frequente de animais peçonhentos na área urbana.

Para ministrar o curso, foi convidada a professora doutora em Biociência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Vanda Lúcia Ferreira. A professora explicou a importância em saber identificar as espécies e adotar os procedimentos necessários para que não ocorram acidentes “É importante identificar as espécies, uma vez que estes profissionais estão suscetíveis ao contato com as mesmas e desmistificar os mitos em relação aos animais”, destacou Vanda.

Hélio Daher, coordenador da Defesa Civil Municipal, enfatizou relevância do tema tanto para a Guarda Municipal como para a Defesa Civil “O conhecimento em saber lidar com esses animais é de suma importância, pois muitas vezes necessitamos auxiliar no manuseio das espécies evitando assim acidentes com a população”. Para Osmar Martins, professor e técnico da Semadur, as palestras esclarecem muitos mitos e verdades com relação a estes animais. “Primeiro, devemos conhecer sobre os animais e quais os cuidados necessários para a nossa segurança e segundo que devemos proteger os mesmos, pois são importantes para o meio ambiente”, completou.

Durante as palestras foram abordados temas como: serpentes peçonhentas e não peçonhentas; o reconhecimento, mitos e verdades; medidas necessárias para evitar acidentes; em caso de acidentes quais procedimentos devem ser tomados, entre outros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas Upas e CRSs de Campo Grande

A equipe da escala médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná