Rebeldes pró-Rússia assinam acordo de cessar-fogo com a Ucrânia
Os separatistas pró-Russia assinaram um acordo de cessar-fogo com o governo da Ucrânia para o leste do país que entrou em vigor às 18 horas locais (12 horas, no horário de Brasília) desta sexta-feira (5). O presidente ucraniano Petro Poroshenko ordenou que o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas interrompesse as hostilidades a partir do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os separatistas pró-Russia assinaram um acordo de cessar-fogo com o governo da Ucrânia para o leste do país que entrou em vigor às 18 horas locais (12 horas, no horário de Brasília) desta sexta-feira (5).
O presidente ucraniano Petro Poroshenko ordenou que o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas interrompesse as hostilidades a partir do horário combinado.
Representantes da Ucrânia, dos separatistas pró-Rússia, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) começaram, nesta sexta, as conversas para tentar resolver o conflito no leste ucraniano. O encontro ocorre na capital da Bielorrússia, Minsk.
Mais tarde, Poroshenko disse que foram acordados 12 pontos para levar paz e estabilidade para as regiões do leste do país, onde a maioria da população fala russo, entre eles descentralização de poder, liberdade econômica, anistia e permissão para usar a língua de preferência. Estes pontos, segundo Poroshenko, serão implementados segundo um calendário. O presidente também disse que a Ucrânia pode liberar prisioneiros na manhã deste sábado.
“Nós esperamos, no futuro próximo, a libertação de reféns, o que muito provavelmente deve acontecer amanhã”, disse o presidente a jornalistas à margem da cúpula da Otan que é realizada no País de Gales.
Serhiy Taruta, governador da autoproclamada “República Popular de Donetsk”, região palco de confrontos entre os separatistas e o exército ucraniano, também confirmou a assinatura do acordo e disse que estava esperando mais detalhes.
Repercussão
“O escritório presidencial russo saúda a assinatura do protocolo em Minsk”, disse o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, segundo a Interfax.
O porta-voz também disse que Moscou espera que o acordo alcançado seja observado com atenção por todas as partes e que o processo de negociação continue até que a crise na Ucrânia seja totalmente solucionada.
No entanto, um líder da auproclamada “República Popular de Lugansk”, Igor Plotnitsky, disse a jornalistas que o acordo acertado não muda a vontade dos rebeldes pró-Rússia de se separar de Kiev. “O cessar-fogo não significa o fim da nossa política de separação”, afirmou.
As negociações em torno de um plano de paz mais amplo devem continuar.
“Todos vieram pela paz. Essa é a coisa mais importante – chegar a uma trégua”, disse o ex-presidente ucraniano Leonid Kuchma logo antes da reuniao.
Em pronunciamento na televisão, o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseny Yatseniuk, defendeu que o plano de paz inclua três pontos principais: um cessar-fogo, a retirada de “forças russas, bandidos russos e terroristas” e a restauração da fronteira da Ucrânia com a Rússia.
O primeiro-ministro britânico David Cameron também saudou o acordo de cessar-fogo, mas disse que a implementações de sanções contra a Rússia por parte da União Europeia devem continuar até que entre em vigor um plano de paz na região.
“O cessar-fogo é uma boa notícias. Eu acho que devemos olhar com cuidado para se o acordo é um cessar-fogo ou se também inclui um comprometimento… para um real progresso em um plano de paz apropriado, disse Cameron a jornalistas no País de Gales.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Batayporã adiciona R$ 474,4 mil em contrato com empresa paulista para limpeza pública
Contrato foi fechado com a empresa A S N Ambiental LTDA, com sede em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.