Pular para o conteúdo
Geral

Promotor destaca avanço no cumprimento de TAC firmado com empresa que administra o lixão

O promotor do trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes realizou nova visita ao aterro sanitátio Dom Antônio Barbosa II na tarde desta sexta-feira (11), para averificar se todos os itens do Termo Ajuste de Conduta (TAC) foram cumpridos pela empresa de limpeza urbana CG Solurb. O lixão foi reaberto no dia 9 de junho com […]
Arquivo -

O promotor do trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes realizou nova visita ao aterro sanitátio Dom Antônio Barbosa II na tarde desta sexta-feira (11), para averificar se todos os itens do Termo Ajuste de Conduta (TAC) foram cumpridos pela empresa de limpeza urbana CG Solurb. O lixão foi reaberto no dia 9 de junho com a promessa das adaptações, caso ao contrário, não poderiam voltar ao funcionamento.

Na última reunião foram apontados como problemas o fornecimento de EPI (Equipamento de Proteção Individual), o fornecimento de água potável, a limpeza do centro de vivência, os banheiros, o acesso de menores de 18 anos e o controle de entrada dos funcionários. Um mês depois, as questões estão aparentemente resolvidas. “Esta é a terceira vez que venho aqui e o avanço é visível, ainda assim está longe do ideal,o que temos aqui é situação tolerável”, afirmou o promotor do trabalho.

Hoje, todos os catadores possuem credenciais e equipamentos de segurança, no espaço de vivência, agora sem lixo, três mesas de concreto com bancos no mesmo estilo são destinados ao descanso dos trabalhadores, duas torneiras com água tratada e seis banheiros em cima de uma base cimentada, sendo três femininos e três masculinos, melhoram a situação do lugar.

“Depois da última reunião, que o lixão reabriu, as coisas melhoraram quase 100%, antes estavam bem ruins”, comemora a catadora que trabalha há 10 anos no local, Rudineia Soares, de 29 anos.

Segundo o promotor, as adaptações dos itens são para “preservar a segurança e a vida dos catadores, já que o lixão não é um local adequado para o ser humano, tentamos oferecer o mínimo de segurança”. Ele resalta que o aterro é mantido apenas pela necessidade de sustento das famílias que trabalham ali e que a situação é provisória, já que até janeiro de 2015 a Usina de Triagem e Reciclagem (UTR) deve ser entregue, com o funcionamento previsto para março.

A perícia do local ainda não tem data para ser divulgada.

Lixo Hospitalar

Mesmo com as melhoras, o lixão ainda é um lugar perigoso para se trabalhar, entre os objetos, além de vidros e outros materiais que oferecem risco, seringas e agulhas de uso hospitalar são encontradas.

De acordo com o responsável pelo aterro, Gustavo Pitaluga, este tipo de material é proveniente de residências que utilizam medicamentos com ajuda de seringas e descartam no lixo comum. “Quando é assim não coseguimos separar antes, ai acaba vindo para cá”, explica.

Liberado

Atendendo ao pedido dos próprios catadores, o promotor dispensou o uso de um dos equipamentos de segurança, conhecido como Mangote, usado nos braços e que segundo os trabalhadores atrapalhava no procedimento de separação do lixo.

Após algumas reclamações e dúvidas com relação aos equipamentos, foi garantida total responsabilidade da empresa para fornecer luvas, botas e demais EPIs.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Últimas Notícias

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo