Eliminado do Campeonato Paulista e já classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, o Palmeiras volta a campo apenas no dia 20 de abril, quando estreia pelo Campeonato Brasileiro, às 18h30 (de Brasília), contra o Criciúma. Sendo assim, a comissão técnica alviverde usará este tempo para recuperar a parte física de um elenco que foi bastante exigido nas últimas semanas.

“Fizemos um levantamento e vimos que desde o início do ano nós tivemos dezoito lesões, sendo dez por traumas (pancadas) e oito a nível muscular, mas de atletas que já tiveram problemas antes. As lesões acontecerão, mas a gente procura evitar ao máximo. Estas estatísticas estão dentro daquilo que imaginávamos, não foi nada excessivo”, disse o preparador Fabiano Xhá.

De acordo com o responsável por essa recuperação, as atividades programadas serão diferentes com relação ao que foi feito na pré-temporada, apesar de o tempo de trabalho ser bastante parecido. A ideia é fazer com que os atletas estejam renovados no final da próxima semana, quando voltarão a fazer exercícios com bola sob o comando do treinador Gilson Kleina.

“Essa fase será um pouco diferente do que tivemos no início do ano. A única coisa que coincidirá será o tempo. Uma semana para a preparação física e outra para entregar o elenco para o Kleina. Temos um grupo que vem de uma sequência grande de jogos e temos de nos preocupar em baixar a carga desses atletas”, acrescentou o preparador físico, que ainda explicou o cronograma.

“Alguns jogadores já estarão na parte de transição com preparação física na próxima segunda-feira. Os outros, que foram muito exigidos nos últimos jogos, começarão este trabalho a partir de quarta-feira. Sendo assim, é bem provável que a maioria do grupo esteja à disposição do Kleina no dia 14”, finalizou Fabiano Xhá.

A preocupação da comissão técnica palmeirense pode ser explicada pelo alto número de lesões dos jogadores justamente nos momentos de decisão neste início de ano. Após a derrota para o Ituano, que eliminou a equipe do Campeonato Paulista, oito jogadores lotaram o departamento médico do clube. Desta forma, este período sem jogos pode ser fundamental para uma melhor preparação na temporada.