Obras do Parque Linear o Córrego Balsamo na Capital serão retomadas em 30 dias
As obras do Parque Linear o Córrego Balsamo serão retomadas em 30 dias pela Prefeitura de Campo Grande. As obras estão paradas deste setembro do ano passado por falta de licenciamento da América Latina Logística (ALL) para substituição de uma galeria que passa sob a linha férrea e se estende sobre a faixa de domínio […]
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As obras do Parque Linear o Córrego Balsamo serão retomadas em 30 dias pela Prefeitura de Campo Grande. As obras estão paradas deste setembro do ano passado por falta de licenciamento da América Latina Logística (ALL) para substituição de uma galeria que passa sob a linha férrea e se estende sobre a faixa de domínio da ferrovia.
Com esta galeria, será possível concluir os 300 metros que faltam para terminar o prolongamento da rua Victor Meirelles. A obra foi interrompida exatamente neste trecho sobre o Balsamo. Quando estiver pronta, esta via vai ligar o macroanel rodoviário (na região do Roselândia) à avenida Gury Marques, proximidades da estação rodoviária e, numa segunda etapa, a avenida Guaicurus, proximidades do Museu José Antonio Pereira.
Nesta segunda-feira (31), o assessor da diretoria de relações institucionais da América Latina Logística (ALL), Emanoel Tavares, concessionária da ferrovia, entregou pessoalmente ao prefeito Gilmar Olarte autorização emergencial para a prefeitura construir a travessia subterrânea no quilômetro 860, mais 222 metros da ferrovia no perímetro urbano da cidade, proximidades da avenida Três Barras. O assessor estava acompanhado do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que fez o contato com a direção da empresa em São Paulo na busca de solução para o impasse.
Segundo o representante da América Latina Logística, desde outubro de 2012 a empresa aguarda resposta da Prefeitura para discutir as adequações do projeto às normas técnicas da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Diante do compromisso do prefeito de que em 30 dias vai encaminhar à ANTT os ajustes necessários, a empresa decidiu dar esta autorização emergencial.
Segundo engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, será necessária a obra de intervenção para continuidade da avenida, há uma galeria com 1,2 metros de diâmetro insuficiente para absorver a vazão do Bálsamo no período de chuvas. Com a abertura do prolongamento da rua Vitor Meirelles que margeia a ferrovia, haveria o risco do aterro ceder, além de alagar imóveis nas proximidades. O projeto prevê a colocação de uma galeria com 2,6 metros de diâmetro que vai atravessar as duas pistas da via e passar sob os trilhos.
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