No prédio da DSEI, índios ameaçam ocupação se coordenador nacional não confirmar vinda a MS
Cerca de 30 lideranças indígenas do Mato Grosso do Sul estão, desde o início da tarde desta quarta-feira (19), no prédio do Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI-MS), em Campo Grande, aguardando pela confirmação da vinda do coordenador nacional da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Antonio Alves. De acordo com o presidente do Conselho […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 30 lideranças indígenas do Mato Grosso do Sul estão, desde o início da tarde desta quarta-feira (19), no prédio do Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI-MS), em Campo Grande, aguardando pela confirmação da vinda do coordenador nacional da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Antonio Alves. De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Fernando Souza, se não houver resposta os índios ameaçam ocupar o prédio.
Neste momento, os índios estão em reunião para decidir sobre as próximas ações. Conforme Fernando, o grupo aguardava pela confirmação das datas às 15h, por meio da coordenação regional do órgão, o que ainda não ocorreu. “Um dos nossos pedidos e a confirmação da agenda do coordenador para visitar as aldeias do estado e se reunir com as lideranças para discutir a saúde indígena no estado”, afirma.
De acordo com o presidente, as lideranças deixaram as datas em aberto para que o Ministério da Saúde decidisse as visitas, porém gostariam que fosse feita ainda na semana que vem.
Mobilizações
No de decorrer desta semana os índios realizaram manifestações em todo o estado reivindicando melhorias na saúde. Na segunda-feira (17), indígenas das aldeias Jaguapirú e Bororó, de Dourados, distante 225 quilômetros de Campo Grande, realizam um bloqueio na rodovia MS-156.
Em janeiro, os índios encaminharam documento ao então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a presidenta, Dilma Roussef, pedindo alterações na forma de administração da DSEI-MS. Este foi à segunda carta sem reposta enviada ao governo Federal. A primeira ocorreu após a ocupação por mais de 40 dias do prédio da DSEI-MS, em setembro do ano passado, que resultou na exoneração do então coordenador Nelson Carmelo Olazar.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.