Pular para o conteúdo
Geral

No Dia Mundial das Hepatites Virais vacinas serão intensificadas em Campo Grande

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) vai intensificar a vacinação de prevenção à hepatite B para pessoas com até 49 anos e a testagem para diagnóstico das hepatites B e C no dia 28 para a população campo-grandense. A ação é alusiva ao Dia Mundial das Hepatites Virais. As unidades que estarão intensificando as […]
Arquivo -

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) vai intensificar a vacinação de prevenção à hepatite B para pessoas com até 49 anos e a testagem para diagnóstico das hepatites B e C no dia 28 para a população campo-grandense.

A ação é alusiva ao Dia Mundial das Hepatites Virais. As unidades que estarão intensificando as ações são Unidades de Pronto Atendimento Coronel Antonino, Universitário e Guanandy, Centro Regional de Saúde Guanandy, Centro de Testagem e CTA (Aconselhamento) e Cedip (Centro de Doenças Infecto-Parasitárias).

O objetivo é efetivar diagnósticos precoces e informar à população que existe tratamento e em muitos casos a cura de determinadas hepatites.

Hepatites

De acordo com o Ministério da Saúde, entre as formas de transmissão das hepatites estão a fecal-oral (hepatite A), por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa e considerada uma doença sexualmente transmissível.

Entre as causas de transmissão estão relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada, compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings, e/ou por transfusão de sangue contaminado.

Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B em qualquer unidade de saúde para pessoas com até 49 anos, porém a imunização só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

O vírus da hepatite C, assim como o causador da hepatite B, está presente no sangue. Por se tratar de uma doença silenciosa, é importante consultar-se com um médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam todas as formas de hepatite. Dessa forma, o diagnóstico precoce da hepatite amplia a eficácia do tratamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Habemus Papam

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Deputado Arthur Lira começa a sentir o gosto do café frio na mesa de aliados

Lira ficou com cara de poucos amigos no lançamento da federação União Progressista

Bastidores

[ BASTIDORES ] Redação abençoada e visita no Senado

Leilão partiu de conversa de bastidor com presidente aqui em MS

Trânsito

Motorista fica preso nas ferragens e dois ficam feridos após caminhão atingir carro na BR-262

Carro foi lançado para fora da pista com a batida

Polícia

Motorista sofre sequestro relâmpago durante roubo de carro no Tiradentes

Bandidos fingiram pedir informações