Pular para o conteúdo
Geral

Negada colação de grau e diploma a estudante de MS por reprovação em disciplina

A Justiça negou a colação de grau e o diploma a estudante por reprovação em disciplina em filial de universidade de Tocantins em Corumbá. De acordo com os autos, em 2009, J.R.M. de A. concluiu o Curso de Serviço Social junto à universidade apelante, na filial de Corumbá, a qual mantém parceria com a empresa […]
Arquivo -

A Justiça negou a colação de grau e o diploma a estudante por reprovação em disciplina em filial de universidade de Tocantins em . De acordo com os autos, em 2009, J.R.M. de A. concluiu o Curso de Serviço Social junto à universidade apelante, na filial de Corumbá, a qual mantém parceria com a empresa apelante, mas, mesmo assim, lhe foi negado o direito à colação de grau e recebimento do diploma.

A empresa afirma que a apelada não pode receber o certificado de conclusão de curso, porque, além de não ter realizado a matrícula do 6° e 7° período em tempo hábil, também possui dependência de disciplina do 1° período.

Afirma ainda que a expedição de diploma e concessão de grau ao aluno cabem apenas às Universidades, e que, portanto, deve ser extinta a obrigação de fazer, já que é impedida contratual e legalmente de lançar notas, efetivar a colação de grau e emitir diploma.

A Universidade, em seu recurso, também alega a impossibilidade da realização de colação de grau da apelada e a entrega de Certificado de Conclusão de Curso, já que a apelada deixou de realizar a matrícula nos períodos 6° e 7° do curso, e por isso foi desvinculada da universidade.

Em seu voto, o relator do processo, observa que a apelada efetuou o pagamento, ainda que com atraso, das parcelas do 6° e 7° período do Curso de Serviço Social oferecido pela universidade apelada, bem como realizou as provas das disciplinas disponibilizadas nos semestres e frequentou estágio obrigatório supervisionado e entende que as recorrentes permitiram que ela usufruísse dos serviços disponibilizados, ao invés de, por exemplo, bloquearem a senha de acesso da acadêmica às aulas oferecidas e recusarem a quantia paga.

Diante apenas desta situação, as apelantes estariam sim obrigadas a realizar a colação de grau e a fornecer o certificado de conclusão de curso, se não fosse pelo fato de que, além dos requisitos já citados, é necessária a conclusão com êxito de todas as disciplinas da grade curricular do curso. Diante disso, restou comprovado em análise do boletim expedido pela Universidade, que a recorrida não conseguiu êxito na aprovação de uma disciplina.

Sobre a alegação de danos morais, o desembargador esclarece que, diante da reprovação da acadêmica em uma das matérias exigidas na grade curricular, não há o que se falar em dano moral pela ausência da colação de grau da apelada e a entrega de diploma, já que a exigência da Universidade para que a autora cumpra as disciplinas do primeiro ao sétimo período é lícita.

(Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vista aérea de Caarapó. Prefeitura contratou serviço de outsourcing para atender pastas. (Divulgação)

Outsourcing: Caarapó contrata empresa para terceirizar compras por R$ 14 milhões

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

papa mães

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS: ‘uma pessoa incrível’

Últimas Notícias

Cotidiano

Em maio, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em Campo Grande

Os atendimentos são realizados por distribuição de senhas, sendo 5 para consultas e 5 para castração, por período

Polícia

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

Pai teria sido informado pela escola que a filha mais velha estaria morando na cidade do Rio de Janeiro

Cotidiano

Queda de árvore tumultua moradores no Jardim Colúmbia, que alertam: ‘mais árvores podem cair’

Situação aconteceu no fim de semana do Dia das Mães

Política

Comissão debate ações para o desenvolvimento agrário nesta segunda na Alems

O evento acontece no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a partir das 15h