Ministério Público investiga execução do programa Mais Médicos em Goiás
O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) instaurou inquérito civil para investigar eventual ação ou omissão ilícita da União e dos municípios goianos, na execução do programa Mais Médicos no Estado de Goiás. O MPF afirma que está investigando fatos noticiados pela imprensa dando conta de problemas no funcionamento do programa como: abandono das atividades […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) instaurou inquérito civil para investigar eventual ação ou omissão ilícita da União e dos municípios goianos, na execução do programa Mais Médicos no Estado de Goiás.
O MPF afirma que está investigando fatos noticiados pela imprensa dando conta de problemas no funcionamento do programa como: abandono das atividades por parte dos profissionais; dispensa, pelos municípios, de médicos integrantes da sua própria estrutura de saúde para justificar solicitação de profissionais do programa; médicos originários de Cuba que estariam sendo constrangidos no exercício do seu direito de locomoção no território nacional, entre outros.
O procurador da República Ailton Benedito considera preocupantes as notícias divulgadas, havendo a necessidade de averiguação para colher informações, documentos e outros elementos aptos a consolidar a atuação do MPF.
O objetivo é garantir o cumprimento das finalidades do programa no sentido de fortalecimento da rede de atenção básica e a ampliação dos recursos humanos no SUS, levando médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Como primeira medida, o MPF expediu ofício ao Ministério da Saúde (MS) requisitando a cópia do termo de cooperação firmado com a Opas (Organização Panamericana de Saúde), a relação dos municípios goianos contemplados pelo programa, bem como os casos de abandono ou desistência de médicos, em Goiás, nominando os profissionais.Além disso, requisitou, ainda, a relação nominal e qualificação (nº de inscrição, país de origem, endereço no Brasil) dos médicos do Mais Médicos em atividade no Estado. Também foi expedido ofício ao Ministério Público do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), requisitando-lhe cópia do inquérito civil referente ao Programa Mais Médicos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Artur Jorge despista sobre permanência no Botafogo e revela propostas tentadoras do mundo árabe
O treinador vem despistando sobre a possibilidade de continuar no Botafogo
Empresário morre ao ser atingido por máquina durante obras de indústria em MS
Bombeiros afirmaram ao Jornal Midiamax que vítima teve a cabeça esmagada
Lula recebe alta hospitalar e ficará em SP até quinta-feira
Lula poderá exercer suas atividades normalmente
‘Parece um rio’: Poças de lama deixam ruas da Homex intransitáveis
Moradores enfrentam dificuldades para passar e ruas da região neste domingo (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.