O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 1,41% na segunda prévia de março, ante elevação de 0,24% no mesmo período de fevereiro, pressionado pela forte aceleração da alta dos preços no atacado.

De acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta quarta-feira, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 1,87% na segunda prévia de março, ante variação positiva de 0,06% em igual período de fevereiro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% no índice geral, subiu 0,63%, contra 0,64% visto anteriormente.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, desacelerou a alta a 0,25% na segunda apuração de março, ante 0,47% no mesmo período de fevereiro. O INCC responde por 10% do IGP.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel. A segunda prévia do IGP-M calcula as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.