Indígenas de MS rejeitam Instituto Nacional de Saúde e acusam governo de privatização
As lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul rejeitaram na tarde desta terça-feira (2), a proposta do governo federal de criação do Insi (Instituto Nacional de Saúde Indígena ). Com a criação do instituto, a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) seria substituída e os indígenas acusam o governo de estar promovendo uma privatização da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul rejeitaram na tarde desta terça-feira (2), a proposta do governo federal de criação do Insi (Instituto Nacional de Saúde Indígena ). Com a criação do instituto, a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) seria substituída e os indígenas acusam o governo de estar promovendo uma privatização da saúde indígena.
Uma das lideranças presentes na reunião foi Lindomar Terena, que também é representante da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). Segundo ele, a reunião foi conduzida pelo Condise (Conselho Distrital de Saúde Indígena). Lindomar diz que é contra a criação e afirma que a proposta está sendo posta de maneira ‘atropelada’ aos indígenas.
“Questionamos os critérios como estão sendo conduzidos. Está sendo de uma forma totalmente errada e as lideranças não aceitam a criação”, diz. Lindomar relembra que os indígenas lutaram para a criação da Sesai, que agora, seria substituída. “Estão privatizando a saúde indígena para uma empresa privada, que não tem nenhum compromisso e o dinheiro indígenas está sendo violado”, afirma.
O Cimi (Conselho Indígena Missionário) também esteve reunião e ratificou a contrariedade à criação do instituto, afirmando ser uma manobra do governo federal. “É uma terceirização da saúde indígena. Uma manobra que pretende tirar a saúde indígena da atribuição do governo federal”, diz Flávio Vicente Machado.
Outro problema apontado por Flávio é a possibilidade de com essa empresa, o governo federal possa contratar profissionais da saúde sem concurso público.
Ainda segundo Lindomar, os representantes do governo federal vão seguir para Mato Grosso para apresentar lá a proposta, que foi rejeitada no Estado. Os indígenas devem continuar a se reunir até a sexta-feira para discutir a proposta.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Homem procura a delegacia após ser roubado ao final de relação sexual
Fatos ocorreram entre a Av. Quatorze de Julho e a Travessa Guia Lopes, na Capital
Motociclista morre ao ser atropelado por van conduzida por motorista embriagado na BR-163
Motorista da van teria tentado fugir do local, mas acabou preso
Ao preparar casa para fazer mudança, homem percebe que fiação foi levada em ação criminosa
O caso foi registrado como furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.