Horário de verão começa domingo e pode trazer frente fria para Mato Grosso do Sul

O horário de verão começa neste domingo (19) e pode trazer frente fria para o Estado, conforme revelado pela meteorologista Cátia Braga. Segundo a profissional, frente fria chegará entre os dias 19 e 20, trazendo queda de temperatura e possibilidade de chuva. “A massa de ar fria entrará em contraste com o forte calor que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O horário de verão começa neste domingo (19) e pode trazer frente fria para o Estado, conforme revelado pela meteorologista Cátia Braga. Segundo a profissional, frente fria chegará entre os dias 19 e 20, trazendo queda de temperatura e possibilidade de chuva.

“A massa de ar fria entrará em contraste com o forte calor que estamos passando. Isso causará, no mínimo, uma queda de temperatura. Não foi confirmada chuva, mas se houver instabilidade pode até chover granizo”, adianta a meteorologista.

Queimando

Os sul-mato-grossenses enfrentaram os dias mais quentes do ano neste fim de semana (11 e 12). Dados do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) afirmam que na Capital a temperatura atingiu 39° C neste domingo, maior temperatura em outubro na cidade desde 2002.

Quatro cidades do interior registraram temperaturas acima de 40°C no fim de semana. Coxim liderou com 41°C, seguido de Três Lagoas com 40,7°C, Jardim com 40,3°C e Miranda, com 40,1°C.

A segunda-feira (13) também não amanheceu diferente. Em Campo Grande já foi registrada temperatura de 37,4°C pela manhã, conforme o Cemtec-MS. Leitores do Jornal Midiamax enviaram imagens dos termômetros de Aquidauana e Jardim, que registraram hoje, respectivamente, 44°C e 41°C.

O horário de verão

O horário de verão foi criado como medida para reduzir o consumo de energia, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Outra função é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético.

Na madrugada de sábado (18) para domingo (19), à meia-noite (0h), os relógios devem ser adiantados uma hora em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O horário de verão vai até a madrugada de 15 de fevereiro para 16 de fevereiro, quando os relógios devem ser atrasados uma hora a partir da meia-noite.

Conteúdos relacionados