Pular para o conteúdo
Geral

Gestores são recebidos com comidas e trajes típicos em primeiro dia de encontro sobre pontos de cultura

Com o gosto e com os trajes típicos de povos que ajudaram a formar a nossa cultura, os gestores de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul foram recebidos na tarde desta quarta-feira (16) no MIS (Museu de Imagem e Som) para debater e encontrar soluções para manter os locais funcionando. Representante da REDE […]
Arquivo -

Com o gosto e com os trajes típicos de povos que ajudaram a formar a nossa cultura, os gestores de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul foram recebidos na tarde desta quarta-feira (16) no MIS (Museu de Imagem e Som) para debater e encontrar soluções para manter os locais funcionando.

Representante da REDE MS Ponto a Ponto, Cláudia de Medeiros, conta que Mato Grosso do Sul tem 56 pontos de cultura, sendo 15 deles em . Os pontos funcionam como instrumento de pulsão e articulação de ações existentes nas comunidades, e tem como objetivo contribuir para a inclusão social e a construção da cidadania, por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.

Para isso, recebem de governos federais, estaduais e municipais recursos para manterem suas atividades. Contudo, alguns pontos tiveram seus convênios encerrados, outros estão no processo de finalização, e é preciso se reinventar para manter a sustentabilidade.

Conforme Cláudia, muitos pontos vêm enfrentando problemas para continuar o trabalho e o encontro pretende fortalecer e divulgar os Pontos de Cultura, de forma a permitir o intercâmbio de conhecimentos entre todos os envolvidos neste processo.

Participando do encontro, o gestor da Ecos da Cultura, conta que o evento é muito importante para que haja essa troca de informação e que todos venham mostrar sua realidade.

O projeto em que ele atua, por exemplo, é focado na formação profissional de jovens da periferia. No Ecos da Cultura, jovens de classe baixa tem acesso a cursos de DJ, cursos técnicos de som, organização de eventos culturais, sonorização, filmagens, entre outras atividades de formação profissional.

“Esta política de democratização da cultura é muito importante. Os Pontos de Cultura são um dos lugares que a população da periferia tem acesso e incentivo à cultura, além de poderem ter uma profissão”, diz.

O encontro que é realizado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul acontece entre hoje (16) e sexta-feira (18) no MIS.

A programação conta com a participação da assessora da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/Ministério da Cultura, Deborah Lobo, que vai abordar temas relacionados ao “Programa Cultura Viva”, entre eles a Lei Cultura Viva. A Lei já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, foi aprovada no Congresso pela Câmara de Deputados e pelo Senado e segue para sanção presidencial.

Outro convidado confirmado na programação é o membro da Comissão Nacional de Pontos de Cultura e coordenador do Ponto de Cultura/Associação do Culto Afro Itabunense (BA), Luiz Carlos Dantas, com a oficina “Articulação& Participação Social: Organização das

Redes de Pontos de Cultura”, que irá abordar a política de participação social fomentada pelo Programa Cultura Viva abordando o processo histórico de implementação da política, da criação da Comissão Nacional e das Comissões Estaduais dos Pontos de Cultura, e ainda promover a reflexão sobre a participação e o controle social da política pública de cultura, da atual legislação que rege os convênios dos Pontos de Cultura, decretos e tramitação da Lei Cultura Viva.

O MIS está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro -Campo Grande/MS. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou nos telefones 67 – 9912.8920 (Claudia Medeiros) e 67 – 8111.9456 (Luana Salomão).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Últimas Notícias

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto