Fifa confirma punição a 15 jogadores por manipulação na Europa

A Fifa estendeu a suspensão dada a 15 atletas, sendo 13 da Estônia e dois da Eslováquia por manipulação de resultados em torneio da primeira divisão de seus país. Até então, os jogadores haviam sido punidos pelas federações locais. Um deles, o atacante russo Yaroslav Dmitriev, foi banido do futebol. Dmitriev tem 26 anos e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fifa estendeu a suspensão dada a 15 atletas, sendo 13 da Estônia e dois da Eslováquia por manipulação de resultados em torneio da primeira divisão de seus país. Até então, os jogadores haviam sido punidos pelas federações locais. Um deles, o atacante russo Yaroslav Dmitriev, foi banido do futebol.

Dmitriev tem 26 anos e seu último clube foi o Puuma, da Estônia. Com a decisão do Comitê Disciplinar da Fifa, as suspensões agora terão abrangência mundial.

A Federação Estoniana havia suspendido 10 jogadores, dos quais oito até 1º de março de 2015. Na Eslováquia, a sanção foi muito mais rigorosa.

O jogador Robert Rak terá de ficar longe de qualquer atividade no futebol por 15 anos, enquanto Ivan Hodúr recebeu pena de 11 anos. Como Hodúr já havia sido punido com 14 anos de suspensão, ele terá de cumprir 25 anos.

As investigações contra os jogadores eslovenos e estonianos começaram em 2011 e contaram com a colaboração da Interpol e das federações locais.

Mas as “vendas” de resultados perduraram até as temporadas 2013-2014 do campeonato eslovaco. Hodúr defende o FC DAC, que disputa a primeira divisão.

Conteúdos relacionados