EUA e China buscam lidar com diferenças contra ameaças
Diplomatas dos Estados Unidos e da China salientaram a necessidade de lidar com diferenças e cooperar contra ameaças globais incluindo o Estado Islâmico e o Ebola, à medida que buscam aproximação antes de uma reunião em novembro. “Há muitas áreas nas quais Estados Unidos e China estão cooperando, mesmo que tenhamos algumas diferenças que tentamos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Diplomatas dos Estados Unidos e da China salientaram a necessidade de lidar com diferenças e cooperar contra ameaças globais incluindo o Estado Islâmico e o Ebola, à medida que buscam aproximação antes de uma reunião em novembro.
“Há muitas áreas nas quais Estados Unidos e China estão cooperando, mesmo que tenhamos algumas diferenças que tentamos administrar”, disse o secretário de Estado norte-americano John Kerry a jornalistas em Boston neste sábado, antes do segundo dia de conversas com o Conselheiro de Estado chinês Yang Jiechi.
Ele listou áreas de cooperação que variam de Afeganistão, a situação nuclear da Coreia do Norte, o Irã, mudanças climáticas e contra terrorismo, incluindo a luta contra o Estado Islâmico.
Yang disse que o objetivo de sua visita é preparar caminho para a reunião entre o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Barack Obama, em Pequim em 12 de novembro.
Preocupações compartilhadas sobre o Estado Islâmico oferecem uma rara convergência de interesses de segurança para Pequim e Washington, uma descanso para a típica inimizade em questões geopolíticas sensíveis, notadamente o Mar do Sul da China e questões como ciberespionagem.
Na segunda-feira, Kerry deve comparecer à inauguração do presidente recém eleito na Indonésia Joko Widodo em Jacarta, onde deve ter reuniões bilaterais com colegas regionais que compartilham de preocupações sobre a assertividade territorial da China do leste asiático.
A China tem interesses energéticos significativos no Iraque e também está preocupada com o que diz ser militantes islâmicos domésticos. Sua mídia estatal reportou que militantes da região ocidental de Xinjiang, perto de Paquistão e Afeganistão, têm buscado treinamento de membros do Estado Islâmico para ataques.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Batayporã adiciona R$ 474,4 mil em contrato com empresa paulista para limpeza pública
Contrato foi fechado com a empresa A S N Ambiental LTDA, com sede em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.