Os Estados Unidos advertiram neste sábado que não vão ficar de braços cruzados diante de algum risco de ordem internacional e acusaram a China de adotar ações unilaterias e desestabilizadoras no Mar da China Meridional, o que Pequim considerou sem fundamento.

– Nos últimos meses, a China tomou ações unilaterais, desestabilizando o Mar da China Meridional – disse o secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, que participa em Cingapura de um fórum sobre segurança na Ásia-Pacífico, acrescentando que “os princípios fundamentais da ordem internacional não podem ser questionados”.

O vice-chefe do Exército de Libertação Popular, Wang Guanzhong, por sua vez, classificou os comentários de Hagel de infundados e criticou o fato de a declaração ter sido feita publicamente ante representantes da Defesa, diplomatas e especialistas em segurança.

– Este discurso está cheio de ameaça e intimidação – afirmou Wang, citado por uma emissora estatal chinesa. – Esse discurso não é construtivo e esse tipo de acusação não tem fundamento.

A China reivindica quase todo o Mar da China Meridional, disputado com as Filipinas, Vietnã, Taiwan, Malásia e Brunei.

Hagel respaldou o interesse do Japão de desempenhar um papel mais importante na manutenção da segurança na Ásia. Na abertura do fórum, o primeiro-ministro Shinzo Abe declarou na sexta-feira que seu país tem “a intenção de desempenhar um ainda mais ativo e fazer com que a paz na Ásia e no mundo seja mais sólida”.