Pular para o conteúdo
Geral

Embrapa Pantanal emite segundo alerta de nível do Rio Paraguai em 2014

O pesquisador Carlos Roberto Padovani, da Embrapa Pantanal emitiu no início desta semana o segundo alerta sobre o nível do Rio Paraguai para este ano. De acordo com o pesquisador, o rio deve alcançar cerca de 5,5 metros no município de Ladário, 5,4 metros em Porto Esperança e 4,6 metros em Forte Coimbra em meados […]
Arquivo -

O pesquisador Carlos Roberto Padovani, da Embrapa Pantanal emitiu no início desta semana o segundo alerta sobre o nível do Rio Paraguai para este ano. De acordo com o pesquisador, o rio deve alcançar cerca de 5,5 metros no município de Ladário, 5,4 metros em Porto Esperança e 4,6 metros em Forte Coimbra em meados do mês de junho.

Segundo o pesquisador, as fortes chuvas que caíram nas bacias das cabeceiras do rio Paraguai e na bacia do Corixo Grande, a oeste do Pantanal de Mato Grosso, foram a causa do aumento do nível do rio em do Norte, acima da região da barra do São Lourenço e Amolar. Padovani também diz que, devido à grande quantidade de chuvas na região da Nhecolândia, haverá uma entrada extra de água na região do Porto da Manga, na Estrada Parque.

“A gente está acostumado e tem registros de cheias em todas as magnitudes e todas as frequências; este ano, a cheia está acima da média e a gente já vinha estimando que isso ia acontecer desde fevereiro, quando observamos os mapas de chuva na região alta da bacia do Alto Paraguai”, afirma o pesquisador.

O alerta foi publicado na página do Facebook GeoHidro-Pantanal, uma iniciativa mantida por pesquisadores da Embrapa e parceiros que busca estabelecer uma comunicação mais direta com a população das regiões que podem ser afetadas pelas cheias. “Cada vez mais, existem pessoas vivendo em áreas de risco – e cada vez mais pessoas de fora, que não têm muita informação ou vivência com o Pantanal (…). A gente procura informá-las para que elas se preparem”, diz Padovani.

Além dos alertas de nível do rio, a página oferece mapas sobre as chuvas, dados e links de sites como a Agência Nacional de Águas (ANA) e Marinha do , de forma a criar um panorama mais detalhado sobre a cheia. Conforme o pesquisador, “a gente tenta informar e também mostrar como funciona o Pantanal com dados de várias fontes diferentes, para mostrar que existe uma grande quantidade de informações disponíveis”.

Após a publicação do alerta, Padovani recomenda que as comunidades de ribeirinhos, proprietários e arrendatários de terras para criação de gado que estejam na área sob influência do rio Paraguai fiquem atentos e tomem as providências necessárias para a sua proteção. Ainda de acordo com o pesquisador, a recomendação para os criadores de gado é retirar o rebanho das regiões que podem ser inundadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Últimas Notícias

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo