Os líderes financeiros mundiais tratarão do impacto da política monetária dos Estados Unidos nos mercados emergentes no documento final de sua reunião nesta semana em Sydney, mas a linguagem ainda não foi acertada, disse uma autoridade russa do G20.

Ministros das Finanças e membros de bancos centrais do Grupo das 20 principais economias em desenvolvimento e avançadas vão se reunir em 22 e 23 de fevereiro. A reunião, a primeira sob o comando da Austrália, não deve gerar importantes avanços em políticas sobre crescimento global, investimento, regulação financeira ou cooperação em taxação internacional, disse a fonte.

Os pontos focais deverão ser a desaceleração do crescimento econômico da China e as vendas generalizadas de títulos, moedas e ações de emergentes que aconteceram no mês passado, depois que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, começou a reduzir seu estímulo.

Países emergentes vão exigir clareza dos EUA, disse a autoridade russa, que está envolvida nos preparativos da reunião.

“Neste momento, não temos um entendimento claro sobre se algumas responsabilidades serão adotadas ou se haverá alguns acordos que irão minimizar o impacto negativo dessas medidas (dos EUA)”, disse a autoridade.

O comunicado final vai lidar com a questão.