Decreto de Dilma regulamenta sistema nacional de combate à tortura
A presidente Dilma Rousseff regulamentou nesta segunda-feira (6) o funcionamento do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Segundo decreto publicado no “Diário Oficial da União”, o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura terá como objetivo “fortalecer a prevenção e o combate […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidente Dilma Rousseff regulamentou nesta segunda-feira (6) o funcionamento do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.
Segundo decreto publicado no “Diário Oficial da União”, o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura terá como objetivo “fortalecer a prevenção e o combate à tortura e a outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes, respeitando a integralidade dos direitos humanos, em especial os das pessoas privadas de liberdade”, e será coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Também deverão participar da iniciativa o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, além de órgãos do Judiciário, Ministério Público, poderes legislativos, defensorias públicas, conselhos comunitários, corregedorias e ouvidorias da polícia, organizações não governamentais e movimentos sociais.
Já o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura fará parte da estrutura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e contará com representantes da Casa Civil, Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Políticas para as Mulheres e dos ministérios da Justiça, Defesa, Relações Exteriores, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde. O colegiado também terá representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada.
A intenção do governo é apurar denúncias e realizar visitas periódicas e regulares a prisões. “Quando constatados indícios da prática de tortura e de outros tratamentos e penas cruéis, desumanos ou degradantes, os peritos do MNPCT [Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura] representarão à autoridade administrativa superior àquela contra a qual é formulada, à autoridade policial e ao Ministério Público competente”, destaca o decreto publicado no DOU.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.