Pular para o conteúdo
Geral

Crise do ‘Superstar’ ressalta o conflito entre TV e internautas

Após uma boa estreia no início de abril, com 12 pontos no Ibope, o ‘Superstar’ vem perdendo audiência. Nos últimos três domingos, o reality musical da Globo registrou 10 pontos. Chegou a perder para o cinquentão ‘Programa Silvio Santos’. Já não existe certeza sobre a produção de uma segunda temporada. Em Portugal acontece a mesma […]
Arquivo -

Após uma boa estreia no início de abril, com 12 pontos no Ibope, o ‘Superstar’ vem perdendo audiência. Nos últimos três domingos, o reality musical da Globo registrou 10 pontos. Chegou a perder para o cinquentão ‘Programa Silvio Santos’. Já não existe certeza sobre a produção de uma segunda temporada.

Em Portugal acontece a mesma situação. A versão local, o ‘Rising Star: A Próxima Estrela’, exibido no canal TVI, tem perdido público a cada semana. Lá, o programa concorre diretamente com o ‘The Voice Portugal’, da RTP1.

O formato do ‘Superstar’, antes visto como a salvação da TV, por hipoteticamente atrair os internautas com a interação por meio de aplicativo para tablets e smartphones, sinaliza que ainda não foi desta vez que a interação se relevou bem-sucedida.

Nenhuma emissora brasileira conseguiu, até aqui, lançar um produto capaz de mobilizar o público do universo da web para a tela da TV. O aplicativo de interatividade do ‘Superstar’ é uma inovação importante, mas não o suficiente para despertar o interesse da massa digital.

Os executivos de TV e analistas de comunicação quebram a cabeça para achar uma fórmula que faça a televisão e a internet caminharem em sintonia. Para as emissoras, não basta ter um site com design moderno e despejar links da programação nas redes sociais.

É fundamental segurar o telespectador-internauta, que adquiriu o hábito de ver TV conectado ao Twitter, Facebook e outras mídias. E, ao mesmo tempo, tentar seduzir quem acompanha a programação dos canais exclusivamente pela internet — e ainda os que trocaram, sem remorso, a TV aberta pela programação dos canais pagos.

A missão é complexa. Desse resultado depende o futuro (bem próximo) da televisão. O veículo que até pouco tempo era visto como imbatível, hoje sofre uma crise sem precedente. Ou se adapta aos novos tempos, ou perderá cada vez mais relevância no dia a dia das pessoas. A TV está sendo engolida pela internet e não consegue achar o caminho de volta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Como a publicidade ajuda a moldar o papel da ‘mãe’ na sociedade?

3ª Câmara Criminal nega recurso de insanidade mental para padrasto que atirou e matou enteado em Eldorado

título eleitor eleitores

Atenção, eleitor de MS: prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Frio chegou? Temperatura despenca 11ºC em menos de 24h em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Para se candidatar a uma das vagas é preciso que o candidato esteja com o cadastro atualizado

Famosos

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Cantor bateu a cabeça e precisou ser socorrido

Esportes

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Seleção brasileira superou as notas da Espanha e da França, que levaram a prata e o bronze, respectivamente

Mundo

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Putin sugeriu retomar as negociações diretas com a Ucrânia na próxima quinta-feira