Comissão de Promoção à Acessibilidade do MPE lançará campanha dia 11 de setembro em Campo Grande
A Comissão de Promoção à Acessibilidade lançará no próximo dia 11 de setembro, a partir das 14 horas, a campanha de conscientização quanto às políticas de acessibilidade no que concerne à garantia de direitos das vagas especiais destinadas às PCD (Pessoas Com Deficiências) e idosos, tanto em ambiente externos (ruas) como internos (estabelecimentos comerciais) e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Comissão de Promoção à Acessibilidade lançará no próximo dia 11 de setembro, a partir das 14 horas, a campanha de conscientização quanto às políticas de acessibilidade no que concerne à garantia de direitos das vagas especiais destinadas às PCD (Pessoas Com Deficiências) e idosos, tanto em ambiente externos (ruas) como internos (estabelecimentos comerciais) e de transporte público, assentos e demais adequações necessárias para o transporte seguro. Essa Comissão foi instituída com o apoio da Procuradoria-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Campo Grande e da 44ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa, no bojo do Procedimento Preparatório nº 07/2014 instaurado pela 67ª Promotoria de Justiça.
O lançamento da campanha acontecerá no auditório do CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), na Rua Sebastião Taveira, 272, Bairro Monte Castelo, e contará com a presença de vários órgãos e entidades privadas que vêm se empenhando nesse trabalho para facilitar a vida de quem necessita de acessibilidade ou das vagas de estacionamento destinadas a cadeirantes ou idosos nas ruas ou em estabelecimentos comerciais e de ensino, entre outros.
O objetivo da campanha é definir responsabilidades compartilhadas e ações individuais. Tem ainda como meta possibilitar que seja firmado convênio entre a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), supermercados e outros estabelecimentos comerciais para que a fiscalização do correto uso das vagas reservadas ao idoso e Pessoa Com Deficiência se efetive legalmente, como ocorre em São Paulo/SP e Curitiba/PR.
Reuniões ampliadas com a temática de Acessibilidade, coordenadas pela Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos vêm sendo realizadas desde julho deste ano.
Segundo a Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, os encontros para tratar desse assunto envolvem órgãos governamentais e não governamentais que atuam diretamente no acesso aos serviços ao público referido e objetivam o lançamento dessa campanha em prol da PCD e da pessoa idosa em parceria com a 67ª Promotoria de Justiça.
De acordo com denúncias recebidas por essa Promotoria, pessoas com deficiências vêm encontrando muitas dificuldades de acessibilidade em Campo Grande. Um desses problemas está relacionado com vagas em estacionamentos de estabelecimentos comerciais, geralmente ocupadas por pessoas que não têm em seus automóveis o selo que permite deixar seus veículos ali enquanto efetuam suas compras.
De acordo com o Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, a Acessibilidade é definida como a “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Famosa nas redes sociais, mulher faz cirurgias na cadeira de dentista já deixou várias clientes com sequelas em MS
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.