COL gostaria de mais tempo para testar arenas da Copa
Ainda sem ter realizado eventos-teste em dois dos 12 estádios da Copa do Mundo, incluindo a Arena Corinthians, que vai receber o jogo de abertura, o Comitê Organizador Local (COL) reconheceu nesta segunda-feira, a um mês do Mundial, que teria sido melhor ter mais tempo para testar os estádios. O cronograma inicial dos organizadores previa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ainda sem ter realizado eventos-teste em dois dos 12 estádios da Copa do Mundo, incluindo a Arena Corinthians, que vai receber o jogo de abertura, o Comitê Organizador Local (COL) reconheceu nesta segunda-feira, a um mês do Mundial, que teria sido melhor ter mais tempo para testar os estádios.
O cronograma inicial dos organizadores previa que todos os estádios da Copa estariam prontos em dezembro de 2013 para que fossem testados em todas as áreas a tempo. No entanto, as seis arenas que não foram utilizadas na Copa das Confederações 2013 não cumpriram o prazo e três delas – em São Paulo, Curitiba e Cuiabá – ainda estão incompletas.
A Arena Corinthians, sede do jogo de abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, em 12 de junho, receberá o primeiro evento-teste oficial somente no fim de semana, três dias antes de ser entregue para o controle da Fifa.
O outro estádio ainda não testado pelo COL é a Arena da Baixada, em Curitiba, que vai receber o primeiro evento-teste oficial na quarta, um amistoso entre Atlético-PR e Corinthians.
“Nós sempre dissemos que o ideal era entregar os estádios em dezembro para poder fazer testes logo no início de abril, e nós estamos fazendo alguns deles em maio, mas isso não quer dizer que nós não vamos estar preparados. Vamos estar muito bem preparados, claro que quanto mais você testar uma arena, isso é melhor”, disse o diretor-geral do COL, Ricardo Trade.
Segundo Trade, os testes nas arenas são justamente a prioridade do comitê organizador nas semanas que faltam até o início da Copa. Inicialmente estava previsto que cada estádio passasse por três eventos-teste do COL, mas devido aos atrasos algumas arenas só passarão por um.
No caso da Arena Corinthians, que teve as obras atrasadas ainda mais devido a um acidente com um guindaste em novembro do ano passado em que morreram dois operários, não está previsto por enquanto nenhum teste com capacidade total. No jogo do fim de semana, o público máximo será de 50 mil pessoas, 18 mil abaixo da capacidade que o estádio terá no Mundial.
Os atrasos nas obras de estádios também se repetiram nos projetos de infraestrutura voltados para o Mundial, como nas reformas de aeroportos e na construção de novas linhas de transporte nas cidades-sede. O cenário levou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a afirmar na semana passada que os torcedores terão um grande desafio no Brasil devido às dificuldades logísticas.
O COL, no entanto, mantém a confiança de que os fãs vão viver uma excelente experiência na Copa. “O torcedor vai se sentir muito bem recepcionado. Vai haver uma recepção excelente nos aeroportos de cada uma das cidades, vai ter transporte de qualidade para todos os jogos que ele for participar, vai ser recebido de forma maravilhosa na porta das arenas”, disse Trade.
“Fora dos estádios, as cidades-sede nos garantem que farão o trabalho e eu tenho que acreditar nelas. Dou como exemplo a final da Copa das Confederações, em que 56 mil das 71 mil pessoas que foram ao estádio (Maracanã) foram extremamente bem atendidas com transporte de metrô e trem”, acrescentou.
Uma das áreas testadas pelo COL nos estádios é a comunicação, que para a mídia tem qualidade garantida mas que para a torcida pode ser complicada, de acordo com o diretor do comitê. Dos 12 estádios, seis ainda não firmaram acordos para a instalação de redes wifi para o público, o que pode sobrecarregar a rede de telefonia móvel das operadoras.
“Se você fizer qualquer evento de grande porte no mundo inteiro e tentar se comunicar, como em qualquer show, se o público em geral começar a mandar fotos e sobrecarregar, nem sempre você consegue o melhor acesso”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Homem procura a delegacia após ser roubado ao final de relação sexual
Fatos ocorreram entre a Av. Quatorze de Julho e a Travessa Guia Lopes, na Capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.