Um cidadão britânico, identificado como Bob Sambel e que teria sido sequestrado no Iêmen no último mês de fevereiro, pediu sua libertação neste domingo através de um vídeo transmitido pela emissora “Al Arabiya”.

O vídeo, enviado por terceiros ao canal de televisão, mostra Sambel com um lenço sobre seus olhos e com uma cortina vermelha ao fundo.

Nas imagens, Sambel reconhece que trabalha para a empresa petrolífera Intracs Middle East Limited e pede ajuda aos governos iemenita e britânico para voltar para sua casa e para sua família.

“Estou sequestrado há sete meses e minha situação não é boa. Penso que estes homens vão me matar em breve. Por favor, atuem rápido para minha libertação”, diz Sambel no vídeo.

Um grupo de homens armados sequestrou Sambel no centro de Sana, a capital iemenita, no último dia 3 de fevereiro, mas, até o momento, nenhuma organização assumiu a autoria do sequestro e nem cobrou um valor de resgate em troca de sua libertação.

Os sequestros de estrangeiros são frequentes no Iêmen e, na maioria dos casos, são perpetrados por tribos que utilizam os reféns para pressionar o governo de Sana a responder seus pedidos.

O Iêmen se tornou mais instável desde os protestos de 2011 contra o então presidente Ali Abdullah Saleh, que cedeu o poder em fevereiro de 2012 a Abdo Rabbo Mansour Hadi.