Cardozo: PF vai apurar ataques de índios a madeireiros
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou nesta sexta-feira (05) que pediu para que a PF (Polícia Federal) investigue o episódio em que índios da etnia kaapor atacaram madeireiros ilegais em terra indígena no nordeste do Maranhão. “Tomamos duas medidas. Eu pedi para a Funai (Fundação Nacional do Índio) um relatório da situação para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou nesta sexta-feira (05) que pediu para que a PF (Polícia Federal) investigue o episódio em que índios da etnia kaapor atacaram madeireiros ilegais em terra indígena no nordeste do Maranhão. “Tomamos duas medidas. Eu pedi para a Funai (Fundação Nacional do Índio) um relatório da situação para que possamos ter uma avaliação de segurança da região. E pedi também para que a Polícia Federal apurasse o ocorrido”, afirmou o ministro, após participar da divulgação das ações realizadas pelo Brasil Integrado, em Brasília.
Questionado sobre a ausência de servidores na área em que ocorreu o confronto, Cardozo afirmou que, atualmente, o desmatamento tem sido alvo de várias operações no País. “Temos várias operações contra o desmatamento, inclusive coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente com o apoio da Polícia Federal e a participação das Forças Armadas. Agora, evidentemente, temos que estar atentos a todas as situações para que possamos desenvolver ações a exemplo que estamos fazendo no Brasil inteiro”, afirmou.
O embate entre os índios da etnia kaapor e madeireiros ocorreu na terra indígena do Alto Turiaçu, no nordeste do Maranhão. O registro do episódio foi feito pelo fotógrafo Lunae Parracho, da agência Reuters. O profissional foi convidado a registrar a operação indígena contra os madeireiros ilegais, que, além de terem sido capturados pelos nativos, tiveram cinco caminhões e três tratores queimados, em 7 de agosto. Os madeireiros, de acordo com o fotógrafo, foram libertados pelos índios após serem amarrados sem roupa.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Seis pessoas ficam feridas após acidente entre três carros na BR-376 em MS
Vítimas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros na noite desse sábado (14)
Em pizzaria de Campo Grande, mulher é agredida com garrafa de vidro pela cunhada
Às autoridades, a vítima disse que não iniciou a discussão e que por ser “temperamental”, a autora cometeu a agressão
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.