A sueco-finlandesa Stora Enso, uma das maiores papeleiras europeias, planeja fechar permanentemente uma máquina de papel revestido na Finlândia, em razão do “enfraquecimento estrutural” da demanda por revistas na Europa.

A máquina, que está instalada na fábrica de Veitsiluoto, tem capacidade de produção anual de 190 mil toneladas e deverá deixar de produzir no fim do primeiro trimestre.

A decisão, conforme a companhia, vai afetar 90 empregados e resultará em impacto negativo de 8 milhões de euros no lucro operacional do primeiro trimestre.

Com o fechamento da máquina, a capacidade de produção de papel revestido da Stora Enso será reduzida em cerca de 15%, o que equivale a aproximadamente 2% da capacidade instalada na Europa para esse tipo de papel.

Em termos de vendas, a medida representará redução de 12 milhões de euros por ano. Porém, trará economia anual de 11 milhões de euros a partir do segundo trimestre, segundo a empresa.

A decisão somente será tomada após o encerramento das negociações com os empregados, informou a Stora Enso.

UPM

Na quarta-feira, outra grande papeleira europeia, a finlandesa UPM, anunciou que vai fechar permanentemente a fábrica de papel de Docelles, na , por não ter encontrado um comprador para o ativo, colocado à venda em janeiro do ano passado.

A unidade fabril tem capacidade de produção de 160 mil toneladas por ano de papel gráfico não revestido e emprega cerca de 160 funcionários.