Geral

Bailarinas do Bolshoi Brasil realizam workshop em Campo Grande

Com apoio da Fundação de Cultura do governo do Estado será realizado nos dias 7 e 8 de junho workshop com Karine de Matos e Ariate da Costa, bailarinas de uma das companhias de balé mais famosa do mundo, a Bolshoi, que possui filial no Brasil. As vagas são limitadas. Este worshop já foi realizado […]

Arquivo Publicado em 30/05/2014, às 14h23

None
511744745.jpg

Com apoio da Fundação de Cultura do governo do Estado será realizado nos dias 7 e 8 de junho workshop com Karine de Matos e Ariate da Costa, bailarinas de uma das companhias de balé mais famosa do mundo, a Bolshoi, que possui filial no Brasil. As vagas são limitadas.


Este worshop já foi realizado em anos anteriores pelo “Grupo de mães e amigos das alunas de MS no Bolshoi Brasil” e tem como principal objetivo propiciar às crianças e jovens do Estado entrar em uma renomada companhia de balé como a Bolshoi, com filial em Joinville – SC. Por meio da oficina será feita uma pré-seletiva, na qual os(as) selecionados(as) poderão participar de uma audição de balé clássico e contemporâneo na Bolshoi Brasil. No ano passado quatro alunas do workshop foram pré-selecionadas, e três passaram.


Para Iara Costa, uma das organizadoras do evento, é uma oportunidade ímpar de poder entrar para uma escola de balé tão conceituada: “o workshop identifica talentos, podendo oportunizar o acesso à Bolshoi, eliminando etapas e custos”.

Ministrantes


Karine de Matos participou como solista de balés marcantes, como “Don Quixote” e “Chopiniana”. Teve a oportunidade de atuar com ícones da dança mundial como Natália Osipova, Elena Andrienko, Ivan Vassiliev, Andrey Bolotin, Andrey Uvarov. Em 2012 além de bailarina, atuou como professora da Escola Bolshoi. Realizou quatro turnês internacionais pela Rússia, Ucrânia e Cazaquistão como bailarina convidada. Já Ariate Costa estudou na Escola do Teatro Bolshoi e já realizou apresentações em diversas cidades do Brasil e países como: Alemanha, Rússia, Uruguai e Itália. Durante sua permanência no Bolshoi Brasil participou da turnê no Brasil do Balé do Teatro Scala de Milão em 2004, das montagens coreográficas da Suíte do Balé o Quebra-Nozes, Grande Suíte do Balé “Don Quixote”, Giselle e Chopiniana. Interagiu com grandes solistas internacionais e coreógrafos consagrados como Vladimir Vassiliev, Ekaterina Maximova, Gustavo Cortes, Alex Neoral, Natalia Osipova, Nina Speranskaya, Emílio Martins, entre outros. Atualmente é professora de Dança Contemporânea da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ministrando aulas de Dança Contemporânea, Composição Coreográfica, Dança a Caráter, Repertório.

Escola do Teatro Bolshoi Brasil


Em 2000 foi criada a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, sendo a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da escola coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.


Já em 2008 houve a criação da Companhia Jovem, para dar oportunidade aos talentos desenvolvidos na instituição e proporcionar uma primeira experiência no mercado de trabalho para os graduados pela escola. A consolidação da Companhia Jovem responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no País. O padrão de excelência destes bailarinos faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta é manter-se ativa em
apresentações públicas constantes; seus artistas atuam como agentes formadores de plateia e incentivadores de novas gerações.

Serviço


O workshop acontecerá no espaço Movimente, localizado na rua Brigadeiro Tobias, 956, no bairro Taquarussu. A oficina será realizadas das 8 às 9h30 e das 10 às 11h30 e à tarde das 14h30 às 18 horas. As insrições custam R$ 90,00 (grupo de dez pessoas) ou R$ 110,00 individual. Os participantes irão receber certificados da Bolshoi Brasil.

Jornal Midiamax