Pular para o conteúdo
Geral

Autor de ataque a Museu Judeu é acusado de assassinato

Mehdi Nemmouche, o suposto autor do ataque cometido no Museu Judeu de Bruxelas no último dia 24 de maio, no qual quatro pessoas morreram, foi acusado nesta quarta-feira de assassinato em contexto de terrorismo pela promotoria belga. A promotoria informou hoje que o suspeito, que compareceu perante um juiz de instrução, foi “acusado de assassinato […]
Arquivo -

Mehdi Nemmouche, o suposto autor do ataque cometido no Museu Judeu de Bruxelas no último dia 24 de maio, no qual quatro pessoas morreram, foi acusado nesta quarta-feira de assassinato em contexto de terrorismo pela promotoria belga.

A promotoria informou hoje que o suspeito, que compareceu perante um juiz de instrução, foi “acusado de assassinato em contexto de terrorismo e já teve uma ordem de prisão decretada contra si”.

Segundo um comunicado da Promotoria, após sua extradição da França, Nemmouche “foi interrogado pela unidade antiterrorista da Polícia federal de Bruxelas e por um juiz instrutor”.

Ontem, em sua chegada à Bélgica, o acusado se negou a prestar declarações à Polícia federal belga, informou hoje o diário “Le Soir”.

Nemmouche foi interrogado durante quase quatro horas pelas autoridades policiais belgas, mas rejeitou fazer qualquer declaração, supostamente por temer que o conteúdo de suas declarações fossem repassadas à imprensa, assinalou o jornal citado.

Agora, espera-se que em um prazo de quatro a cinco dias Nemmouche compareça perante a câmara do conselho, que, por sua vez, pronunciará sobre o prolongamento de sua detenção preventiva.

O suposto assassino de um casal de israelenses, uma francesa e um belga, deverá cumprir sua pena na prisão de Mons, no sul do país.

Desde a última quinta-feira, a Bélgica esperava receber a ordem definitiva do Supremo Tribunal da França, necessária antes de sua extradição.

Seu advogado, Apolin Pepiezep, optou por não apresentar um recurso contra sua entrega às autoridades belgas após comprovar que tinha as garantias que necessitava para que Bélgica não lhe extraditasse a um terceiro país.

Uma forma de assinalar que Nemmouche – criminoso reincidente e já fichado pelos serviços secretos franceses por sua radicalização religiosa constatada na prisão – se opunha à possibilidade de ser entregue a Israel.

No final de maio, as autoridades belgas emitiram uma ordem de detenção europeia contra Nemmouche por assassinatos em contexto terrorista e, por isso, passaram a solicitar sua extradição.

Dois juízes de instrução, um dos quais é especialista em terrorismo, se encarregam do caso na Bélgica.

Nemmouche foi detido no dia 30 de maio em Marselha, no sudeste da França, ao chegar com um fuzil e um revólver em um ônibus que tinha saído da Holanda e tinha passado por Bruxelas, e esteve preso na prisão de Bois d”Arcy, na região de Paris.

Segundo a Justiça belga, Nemmouche é suspeito de ser o autor de um ataque armado no museu Judeu de Bruxelas, no qual morreram um casal de israelenses, uma voluntária francesa e um funcionário belga.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Últimas Notícias

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa

Cotidiano

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Flores é um dos presentes mais comuns no Dia das Mães