Agepen e SES promovem treinamento para teste rápido de HIV na população carcerária
A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária) e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) promoveram esta semana, na Escola Penitenciária, um treinamento sobre tuberculose e HIV nos estabelecimentos prisionais de Mato Grosso do Sul. Durante o evento, foi realizada uma qualificação para a realização de teste rápido HIV em reeducandos. A capacitação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária) e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) promoveram esta semana, na Escola Penitenciária, um treinamento sobre tuberculose e HIV nos estabelecimentos prisionais de Mato Grosso do Sul.
Durante o evento, foi realizada uma qualificação para a realização de teste rápido HIV em reeducandos. A capacitação foi desenvolvida através os do Programa de Tuberculose e Hanseníase e do Programa de DST/Aids da SES.
Participaram do treinamento assistentes sociais e psicólogas da agência penitenciária, que atuam diretamente na área de saúde, e profissionais da SES e de secretarias municipais de saúde, que trabalham nos estabelecimentos penais do Estado. No total, cerca de 50 pessoas foram qualificadas, envolvendo todos os 16 municípios onde a Agepen possui unidades prisionais.
A chefe da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, informou que a capacitação teve como objetivo fazer com que esses testes se tornem rotina em presídios de Mato Grosso do Sul a partir do ano que vem.
Lourdes explicou que, conforme prevê a política nacional, esses testes terão como foco internos com diagnóstico ou suspeita de tuberculose. “Todo interno com tuberculose tem que ser testado também o HIV, porém esses testes normais costumam demorar e isso acaba atrapalhando uma ação mais imediata. Agora com a realização desses testes rápidos poderemos agir imediatamente”, destacou.
De acordo com o gerente técnico do Programa de Controle de Tuberculose e Hanseníase da SES, Luís Carlos de Oliveira Júnior, os servidores foram qualificados por meio de aulas teóricas e práticas, que envolveram desde como abordar o interno ao realizar o teste e informar o resultado, a como fazer a coleta, manuseio do material, identificação e preservação.
Dados da Divisão de Saúde da Agepen apontam que no ano passado foram identificados 72 casos de tuberculose e 59 de HIV entre a população carcerária de MS.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Batayporã adiciona R$ 474,4 mil em contrato com empresa paulista para limpeza pública
Contrato foi fechado com a empresa A S N Ambiental LTDA, com sede em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.