No final da manhã desta quarta-feira (14), aproveitando o sol próximo ao meio-dia, quem passava por uma ponte só para pedestres, sobre o Rio Anhanduí, no Aero Rancho, observava o maior lagarto da América do Sul. Na beira do Rio, o lagarto, também conhecido por teiú, tiú ou caruaru, passeava livremente, sem se importar com o barulho dos automóveis em alta velocidade pela avenida.

Ao lado do lagarto, uma dezena de cágados nadando no córrego, que apesar de poluído, é habitat de capivaras, peixes e até garças, que encantam os olhos de quem para, por alguns minutos, para observar o rio formado pelo encontro dos córregos Prosa e Segredo.

Considerado o maior lagarto da América do Sul, o Tiú, como é mais conhecido, pode chegar a 1,5 metros de comprimento e pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil. O animal se alimenta de vegetais, artrópodes (gafanhotos, aranhas, caranguejos e centopéias), outros vertebrados e carniça.

Arisco, como todo animal selvagem, se molestado, o lagarto tenta fugir, mas se não consegue, defende-se, desferindo golpes violentos com a cauda. O tiú também pode ser criado em cativeiro, onde se alimenta de gemas de ovos, carnes, camundongos e frutas doces. Ovíparos, eles põem em média 30 ovos. (Com informações do Wikipédia).