Vettel vence a nona corrida seguida, chega a recorde e encerra temporada no GP Brasil com feito inédito

Até São Pedro se rendeu ao alemão Sebastian Vettel. Sem dar chances para seus concorrentes, o alemão da Red Bull venceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos, neste domingo. Foi a nona vitória consecutiva do alemão, que já havia conquistado o título da temporada e é o piloto mais […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Até São Pedro se rendeu ao alemão Sebastian Vettel. Sem dar chances para seus concorrentes, o alemão da Red Bull venceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos, neste domingo. Foi a nona vitória consecutiva do alemão, que já havia conquistado o título da temporada e é o piloto mais jovem a conquistar o tetracampeonato da categoria.

Em sua despedida da Fórmula 1, o australiano Mark Webber completou a dobradinha da equipe austríaca. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, completou o pódio em Interlagos.

Com bom desempenho pela McLaren, o britânico Jenson Button foi o quarto colocado. Nico Rosberg, da Mercedes, foi o quinto, e Sergio Pérez, da McLaren, o sexto.

Prejudicado por conta de uma passagem pelos boxes, o brasileiro Felipe Massa foi apenas o sétimo colocado, seguido por Nico Hulkenberg, da Sauber. Também punido, Lewis Hamilton foi o décimo.

A Corrida

Logo na largada, Nico Rosberg, da Mercedes, mostrou ousadia e passou o compatriota Sebastian Vettel, da Red Bull. Porém, como a escrita das últimas oito provas, o tetracampeão não deixou isso ir longe e, no fim da primeira volta, ultrapassou Rosberg. Com atitude, Massa pulou da nona para a sexta colocação. Alonso, que saiu em segundo, caiu para quarto.

A partir daí, a diferença de Vettel só aumentou e ele foi deixando os oponentes para trás, seguindo livre para sua nona vitória consecutiva na temporada – algo inédito até então. Rosberg foi caindo gradativamente no grid, e o primeiro pit stop da equipe o prejudicou ainda mais. Após as primeiras paradas, a classificação se desenhou com os dois carros da Red Bull nas duas primeiras colocações (Vettel e Webber), seguidos por Alonso e Massa, ambos da Ferrari.

O brasileiro se manteve na posição até o momento que foi punido com uma passagem nos boxes por ter passado na linha branca dos boxes em sua parada. A punição prejudicou o piloto, que caiu para a oitava posição. Enquanto isso, a surpresa ficava por conta dos carros da McLaren, que largaram longe das primeiras posições e, durante a carrida, estiveram sempre entre os dez primeiros.

Entre as voltas 40 e 50, a classificação caminhava com: Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Button, Rosberg, Pérez e Massa. Até que o polêmico Lewis Hamilton se chocou com o retardatário Valtteri Bottas, da Williams, e foi punido com um drive-through, caindo para a 11ª posição. O finlandês, por sua vez, abandonou o GP Brasil.

Esse foi o último grande capítulo da prova, que terminou novamente com a vitória de Vettel. Foi a nona vez consecutiva que o alemão escutou o hino no degrau mais alto do pódio. Em sua última corrida pela Ferrari, Massa foi sétimo.

Conteúdos relacionados