Vaticano defende uso de verba pública na JMJ
A Santa Sé optou por não entrar na polêmica sobre o uso de recursos públicos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e sobre os custos da viagem do papa Francisco para os cofres do Estado brasileiro. Mas afirmou que “não será dinheiro jogado pela janela no mar” e insiste que a “maioria” da população “quer […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Santa Sé optou por não entrar na polêmica sobre o uso de recursos públicos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e sobre os custos da viagem do papa Francisco para os cofres do Estado brasileiro. Mas afirmou que “não será dinheiro jogado pela janela no mar” e insiste que a “maioria” da população “quer a visita”.
Os gastos com a visita do papa Francisco e com a Jornada Mundial da Juventude tem sido alvo de polêmicas e até de questionamentos legais na Justiça. No total, o evento custaria mais de R$ 320 milhões. Parte desse custo seria arcado pelo poder público. “Há 30 anos se fala disso (sobre o uso de verba pública) e nada disso é novo”, declarou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. “Trata-se de ver com que critérios se conduz o assunto”, insistiu.
Para ele, a decisão é dos organizadores, e não do Vaticano. “Dá-se liberdade aos organizadores e autoridades, que são os responsáveis pelo que se faz”, declarou. “Mas, normalmente, para qualquer país, a vinda de um papa é sempre muito importante e agradável para grande parte da população.”
O Vaticano ainda se mostra otimista em relação à popularidade do papa no Brasil. “A maioria da população é de católicos e a população está interessada em que o papa faça a visita. É natural que a comunidade se empenhe para acolhê-lo da melhor maneira, como qualquer outra visita importante.”
Para o porta-voz do Vaticano, o dinheiro movimentado para a preparação do evento ficará no próprio país. “Com frequência, quando existem gastos, eles são destinados a pagar por um trabalho. Não é que se jogue nada pela janela, ao mar. Serão dados (recursos) a quem trabalha para atender a ordem pública e para construir as estruturas necessárias. De fato, é dinheiro que beneficia quem realiza certos serviços no campo do bem comum para esse grande evento e interessa a maior parte da população”, justifica. “Não são recursos desperdiçados.”
Participação e agenda
Se até há pouco tempo o Vaticano insistia em declarar que o evento com os jovens poderia contar com 2 milhões de peregrinos e, depois da posse de Francisco, o temor chegou a ser de uma invasão ao Rio, os números mais recentes apontam para volume de registros abaixo do esperado, reduzindo a arrecadação do evento. Lombardi, porém, diante da nova situação, prefere abandonar prognósticos. “Não sabemos. Nós nos preparamos para 1 milhão ou 1 milhão e pouco. E, em alguns locais, podemos chegar a ter 2 milhões.”
O padre confirmou que Francisco decidiu usar a viagem à jornada para ampliar a agenda de seu pontificado. “O papa inclui coisas que não estavam na programação original”, disse, apontando que a decisão obrigou o cerimonial a suprimir um dia de descanso para o argentino. A viagem já havia sido delineada por Bento XVI. “Francisco conservou as datas, mas inseriu novos eventos”, explicou.
Um dos pontos incluídos é a visita à Aparecida. Segundo o Vaticano, a decisão foi do próprio papa, devoto de Nossa Senhora. “Essa é uma expressão de sua espiritualidade”, declarou. “Trata-se de um ato pessoal de devoção do papa”, explicou. Segundo Lombardi, é por isso que foi optado por uma missa no interior da Basílica. “Ele pedirá proteção e energia ao seu pontificado, que está começando”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
Últimas Notícias
Após chuvas intensas, balneário de Bonito permanece fechado nesta quinta-feira
Atendimento ao público foi suspenso após cidade ser atingida por temporal que provocou enchente de rios e deixou rastro de destruição
Pets terão ‘RG’ com nomes dos tutores e dados ‘pessoais’ gerais a partir de 2025 no Brasil
Espécie, raça, idade, vacinas e doenças dos animais deverão constar no documento, bem como CPF e endereço de seus tutores
Laboratório de lentes para óculos é arrombado e furtado durante Natal no Centro de Campo Grande
Dona encontrou porta dos fundos com sinais de arrombamentos e dentro todo revirado, com diversos itens faltando.
Oscar destaca boa fase e mira a Copa Libertadores pelo São Paulo: ‘Sei como é importante’
Oscar assinou contrato de 3 anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.