Vale avalia adesão a programa de refinanciamento de dívida

A Vale está analisando se vai aderir ao programa de parcelamento de dívidas tributárias do governo brasileiro, em decisão que poderá dar destino a uma cobrança da ordem de 30 bilhões de reais pela Fazenda relativa impostos sobre lucros no exterior. A empresa ainda não chegou a uma conclusão sobre o programa Refis, que tem […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Vale está analisando se vai aderir ao programa de parcelamento de dívidas tributárias do governo brasileiro, em decisão que poderá dar destino a uma cobrança da ordem de 30 bilhões de reais pela Fazenda relativa impostos sobre lucros no exterior.

A empresa ainda não chegou a uma conclusão sobre o programa Refis, que tem prazo de adesão até dia 29 deste mês, afirmou nesta quinta-feira o presidente da mineradora, Murilo Ferreira.

“O assunto é complexo, não conseguimos analisar isoladamente… e chegar a uma conclusão. Teremos de levar isso ao Conselho de Administração… Precisamos analisar o pacote como um todo para avaliar méritos e deméritos de uma decisão”, afirmou o executivo em teleconferência para comentar os resultados do terceiro trimestre divulgados na véspera.

A Vale tem questionado na Justiça multas bilionárias aplicadas pela Fazenda com relação a incidência de lucros no exterior. Outras empresas brasileiras com operações em outros países têm discutido o mesmo.

“A decisão será tomada pelo conselho de forma única, decisão importante, contempla valor expressivo”, acrescentou o executivo.

O lucro líquido da Vale, segunda maior mineradora do mundo, mais que dobrou no terceiro trimestre e superou as estimativas do mercado, impulsionado por maiores vendas e preços mais altos para o seu principal produto, o minério de ferro.

A companhia “está trabalhando duro para vender seus ativos não-essenciais, a fim de reduzir custos e controlar suas dívidas, acrescentou o presidente da empresa.

A maior produtora de minério de ferro do mundo ainda buscará formas de compensar custos que virão com o início da operação de seus novos projetos de minério de ferro, disse o diretor financeiro da mineradora, Luciano Siani, na mesma ocasião.

Conteúdos relacionados