Pular para o conteúdo
Geral

Sobe para 43 número de mortos em ataque no Paquistão

Dois atentados a bomba mataram ao menos 43 pessoas em três diferentes regiões do Paquistão neste domingo, exatamente no momento em que o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, visita a capital, Islamabad, comprometendo-se a ajudar a combater o terrorismo. No pior ataque, duas explosões próximas a um mosteiro xiita em Quetta, a capital da província […]
Arquivo -

Dois atentados a bomba mataram ao menos 43 pessoas em três diferentes regiões do Paquistão neste domingo, exatamente no momento em que o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, visita a capital, Islamabad, comprometendo-se a ajudar a combater o terrorismo.

No pior ataque, duas explosões próximas a um mosteiro xiita em Quetta, a capital da província Baluchistan, no sudoeste do Paquistão, matou ao menos 22 pessoas, incluindo duas mulheres e várias crianças, e deixando outras 65 feridas, informou a polícia local.

Em outro ataque, um carro-bomba explodiu quando um comboio de tropas paramilitares passava pelos arredores da cidade de Peshawar, no noroeste, matando pelo menos 17 pessoas e ferindo dezenas de outras, informou a polícia do país.

Conforme o oficial de polícia Shafiullah Khan, a maioria dos mortos e feridos eram civis, embora nove paramilitares das tropas Frontier Corps ficaram feridos. A explosão atingiu um veículo da Frontier Corps, mas o outro passou pelo local com segurança.

Mais tarde, uma bomba atingiu um comboio do exército paquistanês e matou quatro soldados na área tribal do Waziristão do Norte, ponto importante para taleban e militantes da Al-Qaeda no país, disseram autoridades de inteligência, falando sob condição de anonimato porque não estavam autorizadas a conversar com repórteres. Outros 20 soldados ficaram feridos na explosão.

Ninguém assumiu a responsabilidade pelos ataques, mas o taleban paquistanês é o principal suspeito. O grupo vem travando uma insurgência contra o governo há anos. Os militantes têm se mostrado resilientes apesar de uma série de ofensivas do exército contra eles na região tribal.

Também neste domingo, o primeiro-ministro britânico David Cameron disse a seu correspondente paquistanês, Nawaz Sharif, que a Inglaterra iria fazer tudo o que pudesse para ajudar a combater o extremismo, batalha que exige uma resposta firme em termos de segurança e medidas para combater a pobreza e promover a educação.

A Grã-Bretanha se comprometeu a fornecer ao Paquistão mais equipamentos para combater o tipo de explosivo improvisado que matou os soldados no Waziristão do Norte e compartilhar conhecimentos sobre segurança de eventos esportivos. A Grã-Bretanha sediou os Jogos Olímpicos no ano passado.

“Os inimigos do Paquistão são inimigos da Grã-Bretanha, e nós vamos estar juntos e conduzir essa luta contra o extremismo e o terrorismo juntos”, disse Cameron, em uma entrevista coletiva conjunta com Sharif em Islamabad. Cameron chegou ao Paquistão após uma visita ao vizinho Afeganistão. Ele elogiou ainda o compromisso declarado do Paquistão de ajudar a promover um acordo de paz com o taleban afegão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Estratégias de Crescimento e Consolidação no Setor Bancário: O Caso Banco Master

Ícones de Estilo Antecipam o Met Gala com Tiffany & Co.

Campo Grande recebe oficina de capacitação para produtores culturais 

Emily vai a Roma: novos rumos, amores e desafios na próxima temporada

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

jardim

Jardim decreta situação de emergência após estragos causados pelas chuvas 

glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

Vendas liberadas: Nikolas Ferreira estará em MS para o evento ‘Conexões Inspiradoras’

Últimas Notícias

Esportes

Bragantino bate Flamengo e quebra sequência de três jogos sem vitória

Atacante Thayslane marcou os dois gols da equipe mandante

Esportes

Memphis faz 2, conduz Corinthians à virada sobre o Sport no Brasileirão e ameniza crise

Alucinante no início do jogo, o Corinthians passou a impressão de que poderia golear o Sport

Cotidiano

Jardim decreta situação de emergência após estragos causados pelas chuvas 

Município sofre com o volume intenso de água desde sexta-feira (18)

Emprego e Concurso

Casa do Trabalhador oferece 3,7 mil vagas para Capital e interior de MS 

Funtrab retorna atendimentos, após o feriado, na terça-feira (22)