O treinamento de cães para pastorear rebanhos ovinos e bovinos é uma prática antiga. A técnica vem sendo aperfeiçoada há mais de 300 anos pelo homem, que busca adaptar as raças para a função. Para mostrar ao público como trabalha e como funciona o treinamento desses cães a Associação Centro-Oeste de Pastoreio – Acopas, fará uma apresentação inédita na 17ª edição do Showtec, que acontece nos dias 23 a 25 de janeiro, em Maracaju.

No Brasil, existem várias raças destinadas ao pastoreio, como o Maremano, o Australian Cattle Dog, o Burriler e o mais conhecido, o Border Collie, entre outras. Segundo o presidente da Acopas, Marcelo Macedo Monteiro, os cães pastores são utilizados hoje por duas categorias: treinamento para competições e trabalho no campo. Quando colocados no pasto, os cães ajudam a rebanhar ovinos e bovinos, facilitando tarefas como rebanhar os animais, realizar troca de pasto, e recolher o rebanho para áreas de confinamento.

Com a apresentação a associação busca divulgar as raças de pastoreio e o trabalho que estes animais fazem em fazendas e pastos da região. “O mercado de cães pastores está em plena expansão no estado, acreditamos que a divulgação é importante para difundir o trabalho desses cães”, afirma Monteiro.

Para o médico veterinário e produtor Marcelo Urt, a grande vantagem em utilizar os cães na propriedade é a economia com mão de obra e a diminuição no stress do rebanho. “Os cachorros não latem, então não assustam os animais, ao contrário dos peões que trabalham gritando e isso eleva o nível de agitação do animal”, explica o veterinário.

Dono do canil “Pé de Boi”, Urt se especializou nas raças Australian Castle Dog e Border Collie e utiliza estes cães em sua propriedade desde 2004. Ele explica que o trabalho com esses animais é extremamente satisfatório e de baixo custo. “Um funcionário e dois cães são capazes de trabalhar com um rebanho de cerca de 500 ovelhas ou 300 cabeças de gado. Sem os cães, seriam necessários cerca de quatro funcionários e cavalos para realizar a mesma tarefa”, finaliza Urt. Além da praticidade, os cães são capazes de percorrer longas distâncias, sem se cansarem excessivamente.

Vale lembrar que o treinamento de raças pastoreiras é baseado em instintos inatos destes animais, por tanto o cão não é forçado a trabalhar, para ele tudo não passa de uma diversão. “São cães muito ativos e atividades como essa ajudam o animal a gastar energia e levar uma vida mais saudável”, finaliza Monteiro, que cria animais da raça border collie.

A apresentação esta agendada para o dia 24 de janeiro, às 9h, na Fundação MS. Mais Informações sobre evento podem ser obtidas pelo telefone (67) 3454-2631 ou pelo e-mail [email protected]

Showtec 2013

É um evento voltado para empreendedores e produtores rurais. Em 2012, 12 mil pessoas estiveram em Maracaju para conhecer as novas tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil. Estiveram presentes produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai. O Showtec 2013 é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul e Sistema OBC/MS. Apoio: FUNDEMS, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo – SEPROTUR, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer, Fundect, Governo de Mato Grosso do Sul, Embrapa, Sebrae, Associação dos Produtores de Bioenergia de MS – Biosul, Sicredi, Prefeitura de Maracaju, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS – CREA-MS, Caixa de Assistência de Profissionais do Crea – MUTUA, Associação de Engenheiros Agrônomos de MS – AEAMS e Fundação Agricultura Sustentável – Agrisus. A entrada é gratuita. Para saber mais, acesse: www.portalshowtec.com.br