Senador reivindica implantação de separadora de gás em MS

O senador Ruben Figueiró reivindicou, em pronunciamento da tribuna do senado, nesta segunda-feira (25/02), a implantação de uma unidade separadora de gás natural para Mato Grosso do Sul, visando otimizar as potencialidades do gasoduto Brasil/Brasília. Segundo ele, trata-se do “caso mais notório de descaso das autoridades em relação a grandes projetos de infraestrutura em nosso […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O senador Ruben Figueiró reivindicou, em pronunciamento da tribuna do senado, nesta segunda-feira (25/02), a implantação de uma unidade separadora de gás natural para Mato Grosso do Sul, visando otimizar as potencialidades do gasoduto Brasil/Brasília. Segundo ele, trata-se do “caso mais notório de descaso das autoridades em relação a grandes projetos de infraestrutura em nosso Estado”, ressaltando que a obra “vem há mais de uma década sendo protelada”.

Para o senador sul-mato-grossense, a Petrobras precisa dar uma demonstração de sensibilidade com a região Centro-Oeste, visto que nos últimos anos implantou mais de 30 separadoras de gás em vários Estados brasileiros, notadamente Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deixando engavetado o projeto que viabiliza a obra desde o período do Governo FHC.

De acordo com o pronunciamento, que recebeu apartes elogiosos da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B/AM) e do líder do PSDB no senador, Álvaro Dias (PSDB/PR), Figueiró afirmou que o melhor aproveitamento do gasoduto Bolívia/Brasil poderá baratear o preço GLP, visto que hoje o produto é exportado da Argentina, acarretando custos altíssimos em decorrência do transporte rodoviário.

Além disso, destacou que “trafegam por nossas estradas todos os anos mais de 540 mil toneladas de GLP; são 45 mil viagens por ano, totalizando mais de 96 milhões de quilômetros rodados; ou seja: probabilisticamente, o risco de haver acidentes graves, provocando tragédias humanas irreparáveis, é imenso” – enfatizou o senador.

Conteúdos relacionados