Refinaria para e Abragás diz que faltará gás de cozinha em Mato Grosso do Sul

A Abragás (Associação Brasileira das Revendedoras de Gás LP) informou nesta sexta-feira (11) que há falta de gás de cozinha em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O problema se deve à manutenção de uma refinaria em São José dos Campos (SP). O abastecimento de gás encanado não foi […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Abragás (Associação Brasileira das Revendedoras de Gás LP) informou nesta sexta-feira (11) que há falta de gás de cozinha em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O problema se deve à manutenção de uma refinaria em São José dos Campos (SP). O abastecimento de gás encanado não foi afetado. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

“Houve um desencaixe no fornecimento da Petrobras. As distribuidoras estão recebendo, em média, entre 60% e 70% da necessidade”, declarou ao jornal José Luis Rocha, presidente da entidade. De acordo com a Abragás, cerca de 95% dos lares brasileiros usam GLP.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) afirmou em nota que “está monitorando a situação, que deverá ser regularizada até semana que vem”. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é um subproduto do petróleo, fabricado nas refinarias, ao contrário do gás natural, que pode ser encontrado junto ou separado do petróleo nos reservatórios em terra ou no mar.

O gerente da Copagaz, empresa responsável pela distribuição de gás em Mato Grosso do Sul, Nivaldo José Ijano, disse que a Copagaz não foi informada oficialmente da falta de gás e que até agora, “está tudo sob controle”.

Conteúdos relacionados