Presidente do COI ameaça expulsar Índia dos Jogos do Rio

Os atletas indianos podem acabar impedidos de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 por seu país se a Associação Olímpica Indiana não tomar medidas para acatar as regras de boa governança propostas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo o novo presidente da entidade, Thomas Bach, a organização dos asiáticos tem até […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os atletas indianos podem acabar impedidos de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 por seu país se a Associação Olímpica Indiana não tomar medidas para acatar as regras de boa governança propostas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo o novo presidente da entidade, Thomas Bach, a organização dos asiáticos tem até terça-feira para acatar as recomendações.

Os dirigentes da Associação Olímpica Indiana devem se reunir neste domingo em Nova Déli para decidir se tomam as medidas propostas pelo COI. Em entrevista, Bach afirmou que se não houver nenhuma mudança de última hora na postura dos indianos, a entidade internacional deve cassar o reconhecimento do órgão.

O COI suspendeu a Associação Olímpica Indiana no último ano pela existência de interferência governamental em seu processo eleitoral. Apesar de já ter solucionado alguns dos problemas apontados pela entidade internacional, o órgão do país indiano ainda tem em seu corpo diretivo membros condenados na justiça por crimes.

Caso o COI retire o reconhecimento da Associação Olímpica Indiana, será o primeiro caso de exclusão dos jogos desde o veto à África do Sul pela existência do regime segregacionista do Apartheid. Deste modo, os atletas do país teriam que competir nos Jogos de 2016 sob a bandeira olímpica em vez da indiana.

Conteúdos relacionados