A presidente argentina, Cristina Kirchner, de 60 anos, permanecerá um mês de repouso depois de sofrer um traumatismo craniano em 12 de agosto que provocou um hematoma subdural crônico, informou o governo.

Kirchner “sofreu um traumatismo craniano em 12 de agosto, e não houve sintomas”, mas exames realizados no sábado detectaram um “hematoma subdural crônico” e foi recomendado o repouso de um mês, de acordo com a nota oficial lida pelo porta-voz da presidência argentina, Alfredo Scoccimarro.

O governo destacou que durante o período, a presidente fará um “acompanhamento evolutivo clínico e de imagens”, mas não explicou se Kirchner recebeu a recomendação de repouso total.

Kirchner compareceu no sábado a uma clínica privada de Buenos Aires para realizar “um exame cardiovascular por uma arritmia e por ter apresentado um quadro de cefaleia foi solicitado uma avaliação neurológica”, que derivou no diagnóstico de “hematoma subdural crônico” depois de ter sofrido o traumatismo craniano”, disse Scoccimarro.

“Os hematomas subdurais acontecem quando se acumula sangue no espaço subdural, entre as membranas do cérebro, e os sintomas aparecem entre a semana e um mês depois do traumatismo”, explicou o médico Fernando Iglesias.

De acordo com o cirurgião, “geralmente acontecem em adultos com um traumatismo leve”.

A presidente argentina sofreu vários episódios de hipotensão nos últimos anos que a obrigaram a suspender atividades oficiais.

Em janeiro de 2012, menos de um mês depois de ter iniciado o segundo mandato, a chefe de Estado foi submetida a uma operação de extirpação da glândula tireoide, mas os médicos constataram que ela não sofria de câncer como havia sido diagnosticado inicialmente.

Kirchner deixou a clínica particular Fundación Favaloro na noite de sábado, depois de ter passado 10 horas no local para diversos exames.

O período de repouso envolve as importantes eleições legislativas de 27 de outubro, que marcam a metade de seu segundo mandato, que vai até 2015.

Kirchner participava de vários eventos relacionados à votação, depois da derrota de seu principal candidato nas primárias que consagraram os postulantes para as eleições parlamentares.

O traumatismo craniano foi sofrido em 12 de agosto, um dia depois das primárias.

O anúncio foi feito por Scoccimarro minutos depois da exibição da segunda parte de uma entrevista gravada com a presidente.

Na entrevista, exibida pelo canal América, Kirchner afirmou que nunca pensou em uma segunda reeleição, algo que exigiria uma reforma da Constituição, que só autoriza dois mandatos consecutivos de quatro anos cada.