Nesta semana, o prefeito Roberto Hashioka anunciou a construção da primeira unidade da “Academia da Saúde” de Nova Andradina. Desenvolvido pelo Executivo municipal, em parceria com o Governo Federal, a obra é realizada na Praça Francisco Frutuoso Figueiredo.

O programa, criado pela Portaria nº. 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis.

A União, por meio do Ministério da Saúde, destinou R$ 180 mil para a construção da “Academia da Saúde”, que conta ainda com aproximadamente R$ 70 mil de recursos oriundos da Prefeitura de Nova Andradina. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Com a iniciativa, o Executivo municipal visa ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde, além de potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS).

O projeto prevê ainda a integração multiprofissional durante a construção e execução das ações nas áreas da educação, cultura, assistência social, esporte e lazer, visando contribuir para ampliação e valorização dos espaços públicos como proposta de inclusão social.

Com a academia, a prefeitura também tem o objetivo de potencializar as manifestações culturais locais através dos espaços oferecidos pela “Academia da Saúde”. O programa contará com play ground, área de equipamentos, espaço multiuso, quadra poliesportiva, aparelhos de ginástica entre outros.