Passageiro que tomou lugar de piloto conta como foi pouso

Um passageiro de um pequeno avião na Grã-Bretanha, que foi obrigado a assumir o controle da aeronave quando o piloto desmaiou, descreveu à BBC como conseguiu pousar o Cessna sem ter experiência de voo. John Wildey disse que não “fazia ideia” de como fazer um pouso de emergência e teve que ser ajudado pelos controladores […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um passageiro de um pequeno avião na Grã-Bretanha, que foi obrigado a assumir o controle da aeronave quando o piloto desmaiou, descreveu à BBC como conseguiu pousar o Cessna sem ter experiência de voo.

John Wildey disse que não “fazia ideia” de como fazer um pouso de emergência e teve que ser ajudado pelos controladores de voo do aeroporto de Humberside, região central da Grã-Bretanha.

“Pensei que não iria conseguir”, afirmou Wildey durante a entrevista.

Ele afirmou que fez o pedido de socorro e os controladores de voo responderam.

“Falei que não tinha experiência de voo, meu piloto não estava bem, não podia controlar a aeronave, e eu pensei que estava indo para (o aeroporto) Sandtoft”, disse.

De acordo com Wildey, os controladores disseram que tentariam ajudá-lo a pousar o Cessna 172.

“Ele (o controlador de voo) perguntou: ‘você consegue circular (em volta de) Sandtoft’ Eu disse: vou tentar fazer o melhor possível”, afirmou.

Wildey conta que conseguiu voar em círculos em volta do pequeno aeroporto, mas não se lembra quantas vezes fez isto.

Voando baixo

Para tentar ter uma ideia melhor da situação dentro da aeronave, os controladores de voo perguntaram como estavam as luzes no painel do avião e depois foram dando mais instruções de como Wildey deveria manobrar a aeronave para o pouso.

“Mas então eles disseram que eu estava voando muito baixo e (mandaram) colocar mais potência. Então, aumentei a potência e circulei de novo.”

“Na vez seguinte tudo parecia estar indo bem. Mas eu nunca pilotei um avião antes. Eu sabia que era para puxar os controles para trás, mas não puxei com a força necessária, então o nariz (da aeronave) estava para baixo).”

“Nós tocamos (o chão) e então foram dois ou três impactos. Acho que, na verdade, foi uma queda controlada”, afirmou Wildey.

Testemunhas afirmaram que viram faíscas quando o avião pousou.

“Eu não conseguia alcançar os freios. (…)Tudo o que eu via era o indicador (do fim) da pista e pensei ‘não vou conseguir’. Mas, no final, eu consegui parar (o avião)”, disse.

Durante todo este tempo, o piloto permaneceu inconsciente. Ele desmaiou logo depois da decolagem.

“Eu tentava cutucá-lo, para que ele (acordasse) e fizesse alguma coisa porque eu não tinha ideia do que fazer para descer (com o avião)”, disse.

A polícia britânica informou que o piloto morreu. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas, segundo a polícia de Humberside, serão feitos exames no corpo.

Conteúdos relacionados