Panamá consulta Fifa sobre possível jogador irregular que eliminaria México da repescagem

Nesta quarta-feira, a Federação Panamenha de Futebol (FePaFut) revelou ter consultado oficialmente a Fifa por causa de uma possível escalação de jogador irregular por parte do México no jogo do último dia 12, válido pelas eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2014. Assim, a vaga dos norte-americanos na repescagem pode acabar no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta quarta-feira, a Federação Panamenha de Futebol (FePaFut) revelou ter consultado oficialmente a Fifa por causa de uma possível escalação de jogador irregular por parte do México no jogo do último dia 12, válido pelas eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2014. Assim, a vaga dos norte-americanos na repescagem pode acabar no “tapetão”.

O caso envolve o atacante Christian Giménez, do Cruz Azul. Naturalizado mexicano, ele participou da partida na qual a ‘Tri’ derrotou os panamenhos por 2 a 1, com um golaço de Raúl Giménez, de bicicleta, nos últimos minutos, pela penúltima rodada. Na jornada derradeira, com a derrota de virada para os Estados Unidos nos acréscimos, o Panamá acabou eliminado, e o México – mesmo perdendo para a Costa Rica – se classificou para a repescagem contra a Nova Zelândia.

A federação panamenha fez a consulta oficial por causa da proibição pela Fifa de outro argentino, o volante Rubens Sambueza, atuar pela seleção mexicana. Segundo a entidade que rege o futebol mundial, o ex-flamenguista havia jogado a Copa do Mundo sub-17 pela Argentina e não poderia ser convocado, mesmo com a naturalização, pela ‘Tri’.

Assim, a situação de Christin Giménez estaria irregular, de acordo com os panamenhos, pois ele jogou o Campeonato Sul-Americano sub-20 pela Argentina em 2001.

Em contato com o ESPN.com.br, a assessoria de imprensa da Federação Mexicana de Futebol (FeMeFut) afirma que o Sul-Americano sub-20 não era reconhecido pela Fifa.

Caso o Panamá ganhe a causa na Fifa, ultrapassa o México na classificação das eliminatórias e enfrenta a Nova Zelândia. Por enquanto, os duelos dos mexicanos contra os neozelandeses estão marcados para os dias 13 (América do Norte) e 20 (Oceania) de novembro.

Conteúdos relacionados