Mulheres do Marçal de Souza participam de consulta única

Programa da Sesau criado neste ano realiza 250 atendimentos de Saúde para mulheres da Aldeia Urbana Marçal de Souza com também serviços de Planejamento Familiar e ouvidoria

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Programa da Sesau criado neste ano realiza 250 atendimentos de Saúde para mulheres da Aldeia Urbana Marçal de Souza com também serviços de Planejamento Familiar e ouvidoria

Mulheres Aldeia Urbana Marçal de Souza em Campo Grande receberam atendimento do programa consulta única. A ação é organizada pela Secretaria de Saúde do Município (Sesau) que nos últimos trinta dias assistiu quatro aldeias indígenas na Capital. Foram oferecidos atendimentos em ginecologia, odontologia, para desafogar as filas do agendamento de consultas via Posto de Saúde.

“É uma oportunidade do cidadão conseguir sem uma burocracia vários tipos de atendimento. Nosso cadastramento é por ordem de chegada. No Marçal de Souza temos o objetivo de atender essas mulheres principalmente na prevenção do Câncer de Colo e útero e no de Mama. Não são apenas consultas, aqui organizamos o local para a realização de exames e ajudamos a comunidade em outros serviços”, esclarece a coordenadora do Procir, Mayara Rodrigues Mota.

O programa foi criado em abril deste ano pela prefeitura com o intuito de oferecer a comunidades carentes da cidade o acesso mais inclusivo a tratamentos de saúde. Na Aldeia Urbana Marçal de Souza, o programa oferece a mulheres da comunidade cerca de 250 atendimentos, com 60 vagas em consultas de ginecologia, 30 para clínico geral, 50 vagas para exames preventivos, 60 vagas em consulta odontológicas e 50 vagas de exames sorológicos.

“Aqui foi bem rápido, bem mais rápido que o posto de saúde. Lá temos que marcar a consulta. Nós que somos do Marçal de Souza, dependemos do posto do Tiradentes. Pra gente que é mulher tem ainda que cuidar das crianças”, conta a Dona de Casa, Vera Regina (24), que recebeu uma consulta de Clínico Geral e obteve o encaminhamento de exame.

De acordo com a Sesau, pelo menos sete mil cidadãos já receberam serviços gratuitos e especializados com o programa. O intuito é facilitar o acesso em tratamentos e exames, com uma centralização agendada de profissionais de medicina, odontologia e nutrição.

“Levei apenas uma hora e meia para ser atendida e a consulta foi muito boa. Não tenho o que reclamar. Se fosse no posto teria sido uma demora grande”, fala a dona de casa, Cláudia Velasques (41).

Os serviços oferecidos também podem ser obtidos por meio da triagem em postos de saúde, todavia dessa maneira seriam necessários para o mesmo cidadão vários agendamentos. A ação também possibilita a aplicação de vacinas, encaminhamentos cirúrgicos, serviços de planejamento familiar, ouvidoria, solicitação do cartão do SUS.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)