‘Ministro garante autorização de verba para compra de terras em MS’, diz deputado

Durante audiência publica na manhã desta quinta-feira (21) no senado, em Brasília, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que a Casa Civil e o Ministério do Planejamento já autorizaram recursos orçamentários para comprar as terras nas áreas de litígio em Mato Grosso do Sul. Segundo o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), que participou […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Durante audiência publica na manhã desta quinta-feira (21) no senado, em Brasília, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que a Casa Civil e o Ministério do Planejamento já autorizaram recursos orçamentários para comprar as terras nas áreas de litígio em Mato Grosso do Sul. Segundo o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), que participou da audiência, essa é a primeira vez que o Ministro fala sobre essa autorização.

Azambuja diz que espera que Cardozo possa resolver a situação do conflito de terras no Estado e destencionar a relação entre índios e produtores rurais. Conforme o deputado, não foram estabelecidos prazos para a compra, mas a informação repassada foi de que a avaliação de terras atrasou, levou 90 dias e que por isso a compra da fazenda Buriti, em Sidrolândia – distante a 70 km de Campo Grande, ainda não foi concretizada.

“O que o Ministro disse é que agora está garantido o recurso e que a compra vai ser feita desde que tenha apoio do MPF (Ministério Público Federal) e do judiciário. Além, é claro, de acordo com os proprietários rurais, uma vez que ninguém é obrigado a vender suas terras”, afirmou.

Agora à tarde, o Ministro Cardozo se reúne com o governador de MS André Puccinelli (PMDB), representantes da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de MS), advogados e autoridades para decidir o modelo de compra e a forma de como serão liberados esses recursos.

Conteúdos relacionados